Resumo

Título do Artigo

A Relação entre a Adaptação e o Desempenho Acadêmico dos Alunos Ingressantes em Administração da Universidade Estadual de Londrina
Abrir Arquivo

Palavras Chave

adaptação acadêmica
desempenho acadêmico
ensino superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Gustavo Henrique Cardoso Saito
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA
2 - Thais Accioly Baccaro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Cesa - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Reumo

O ensino superior vem crescendo de forma acentuada no Brasil nas últimas décadas, sobretudo, o curso de Administração, que possui peculiaridades, vez que exige dos acadêmicos, competências técnicas e sociais dinâmicas a fim de prepará-los para atender as exigências do mercado.
A par da evolução quantitativa, os estudos têm apontado uma grande dificuldade de adaptação dos estudantes à graduação, fato que tem forte repercussão em seu desempenho acadêmico. Múltiplos fatores influenciam a adaptação do aluno no ensino superior, de natureza pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a adaptação e o desempenho acadêmico de alunos ingressantes de Administração da Universidade Estadual de Londrina.
A transição é apontada como um período crítico para o desenvolvimento e adaptação acadêmica. Nesse momento inicial, o estudante enfrenta obstáculos inerentes à transição para a vida adulta que, aliado às novas exigências acadêmicas, tornam-se um desafio a ser vencido. Esses primeiros tempos na Universidade tem, ainda, forte repercussão no seu sucesso e satisfação acadêmica (ALMEIDA; SOARES; FERREIRA, 2001).
Utilizou-se uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo, onde os dados foram coletados por meio do Questionário de Vivências Acadêmicas na sua versão reduzida (QVA-r) (ALMEIDA; FERREIRA; SOARES, 1999) e, posteriormente foi realizada a análise por meio de técnicas descritivas e aplicação de testes estatísticos de média.
Acerca do desempenho acadêmico as melhores médias acompanham: mulheres; do matutino; do 3º semestre; que pretendem continuar o curso; que não escolheram a Administração como primeira opção de carreira; que não tiveram experiências com outros cursos superiores; que não exercem atividade remunerada; e, no caso dos que exercem, os que o fazem em período parcial. Em relação ao QVA-r os alunos estão mais adaptados quanto as Dimensões Instituição e Carreira, e menos adaptados quanto a Dimensão Estudo.
Na comparação do desempenho acadêmico com as dimensões do QVA-r, em resposta ao objetivo geral da pesquisa, apesar das variações das médias de adaptação terem acompanhado o desempenho acadêmico em alguns pontos, há relação com significado estatístico somente entre a Dimensão Estudo e o desempenho acadêmico. Conclui-se, portanto, que quanto mais o aluno se dedicar ao estudo, melhor será seu desempenho acadêmico e sua adaptação ao ensino superior.
ALMEIDA, L. S.; FERREIRA, J. A. G.; SOARES, A. P. Questionário de Vivências Académicas: Construção e validação de uma versão reduzida (QVA-r). Revista portuguesa de pedagogia, v. 3, p. 181-207, 1999. ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P.; FERREIRA, J. A. Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no Ensino Superior: Construção do Questionário de Vivências Académicas. Methodus: revista científica e cultural, p. 3-20, 2001.