Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA MUDANÇA NA MITIGAÇÃO DO IMPACTO CULTURAL: UMA ANÁLISE EM FUSÕES E AQUISIÇÕES DE EMPRESAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão da Mudança
Fusões e Aquisições
Cultura Organizacional

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Andreia Alves Trianon Ribeiro
Fundação Instituto de Administração - FIA - Butantã
2 - Luis Fernando Ascenção Guedes
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - são paulo

Reumo

A falta de sensibilidade a diferenças culturais pode implicar em algum grau de insucesso nas operações de F&As. Observa-se empiricamente que as fusões e aquisições estão se tornando frequentes, com volumes de recursos empenhados significativos. O processo de integração das empresas, porém, não é trivial, em particular na forma de se implementar. Um dos maiores desafios está em consolidar estruturas com culturas diferentes e mitigar a resistência das pessoas à mudança.
A Gestão da Mudança surge como um componente essencial na estratégia de mitigação de riscos e este trabalho propõe entender como tal disciplina pode mitigar impactos culturais em F&As. Busca também fornecer justificativas sobre a importância da Gestão da Mudança na mitigação de impactos culturais, a fim de que as empresas possam bem valorizá-la e passar a adotá-la em processos de fusões e aquisições que planejarem em seus negócios.
Para se alcançarem os objetivos deste trabalho, procurou-se identificar na literatura as referências que abordassem os principais tópicos, dados os objetivos: cultura organizacional, impactos culturais em fusões e aquisições, e as metodologias da Gestão da Mudança na mitigação de impactos culturais. Foram abordados trabalhos de autores de referência, tais como Schein, Pettigrew, Fleury, Fischer, Barros e Tanure.
Além da pesquisa bibliográfica, foi elaborada uma pesquisa qualitativa por meio do estudo de sete fusões ocorridas no Brasil recentemente: Kroton Educacional, JBS, Andrew Corporation, Diageo, Alpargatas, Itaú-Unibanco e Cosan. Foi também conduzida uma entrevista com um especialista em Gestão da Mudança de modo a contrastar os aspectos encontrados na realidade prática das organizações para aprimoramento do estudo.
Na análise do conteúdo da pesquisa (entrevistas e estudo de sete F&As), primeiramente foram identificados e contrastados com a literatura os principais impactos culturais gerados pelas fusões e aquisições. Em seguida foram identificadas as metodologias e técnicas de Gestão da Mudança disponíveis e adequadas para auxiliar esse processo, corroborando afirmações identificadas na referencial teórico considerado.
A pesquisa identifica e fundamenta a importância que as técnicas e ferramentas de Gestão da Mudança têm na mitigação dos impactos culturais e a metodologia mais eficaz a ser utilizada para que se cumpra esse papel em fusões e aquisições de empresas.
BARROS, B. T. (Org.). Fusões, aquisições & parcerias. São Paulo: Atlas, 2001 PETTIGREW, A. M. On sdutying organizacional cultures. Administrative Science Quarterly, v.24, 1979 FLEURY, M. T. Gestão de Pessoas. São Paulo: Ed. Gente, 2002 SCHEIN, E. Cultura organizacional e liderança. São Paulo, Atlas, 2009 TANURE, B.; CANÇADO, V. Fusões e Aquisições: Aprendendo com a Experiência Brasileira. Revista de Adm de Empresas, v.45, n.2, 2005