Resumo

Título do Artigo

PROCESSO DE CONVERGÊNCIA NO SETOR PÚBLICO: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PADRÕES CONTÁBEIS DA IFAC E DO IASB
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Normas Internacionais de Contabilidade
Setor Público
Processo de Convergência

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Cleiton Borges de Menezes Junior
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Campus Darcy Ribeiro
2 - DIANA VAZ DE LIMA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
3 - Mariângela Lobato Correia Veiga
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - brasília
4 - Marina de Freitas Prieto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Ciências Contábeis

Reumo

A International Federation of Accountants (IFAC) constituiu o International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), que emitiu, sob sua responsabilidade, as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao Setor Público (IPSAS, em inglês), utilizadas como padrão de referência em muitos Governos de Países, entre eles o Brasil. De acordo com a IFAC, a aderência das IPSAS às normas privadas editadas pelo Accounting Standards Board (IASB) foi uma preocupação desde o início.
Baseando-se em uma perspectiva institucional e considerando que as IPSAS se baseiam nos padrões emitidos para o setor empresarial, o presente estudo tem como objetivo analisar o grau de aderência entre as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao Setor Público, emitidas pelo comitê criado pela IFAC, e as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao Setor Privado, emitidas pelo IASB.
A contabilidade é influenciada pelo seu conceito institucional, no qual a sua forma e o seu objetivo serão determinados pelo ambiente organizacional em que está inserida, da mesma forma, a contabilidade auxilia na configuração desse ambiente organizacional. Sob essa perspectiva, a teoria institucional tem sido uma aliada nos estudos contábeis que buscam entender os motivos que explicam a natureza e a influência da contabilidade dentro das organizações.
Foi realizada uma análise qualitativa entre o conteúdo das normas, verificando palavra por palavra as potenciais diferenças e semelhanças entre as normas emitidas pelo IPSASB e pelo IASB, para auxiliar objetivamente nessa análise foram utilizados os softwares wordclouds.com, com o objetivo de demonstrar quais os termos mais referenciados dessas normas, e Copy Spider, com a intenção de avaliar a existência de cópias dessas normas entre documentos disponíveis pela internet.
Para efeito da pesquisa a “Aderência” ocorre quando as normas de maneira substancial possuem a mesma intenção em relação aos seus principais procedimentos, desconsiderando da análise a diferença entre terminologias das IPSAS com as IAS/IFRS, a qual não impacta qualitativamente na aderência entre as normas.
Os resultados da pesquisa reafirmaram que as IPSAS analisadas comparativamente são substancialmente construídas a partir dos padrões emitidos pelo IASB, e que as diferenças, em sua maior parte, estão relacionadas à inclusão de termos específicos e à adaptação de nomenclaturas e comentários adicionais, para que a aplicação das IPSAS se torne mais clara nas entidades do Setor Público.
Dimaggio, P. J.; Powell, W.W. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, n. 48, p. 147-160, 1983. Financial Accounting Standards Boars International (2013). Convergence of Accounting Standards – A Brief History. Consultado em 10 de Agosto de 2014 através de http://www.fasb.org/jsp/FASB/Page/SectionPage&c