Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES POR SEGMENTOS OPERACIONAIS NO BRASIL: ANÁLISE ENGLOBANDO OS CINCO PRIMEIROS ANOS DE APLICAÇÃO DO CPC 22
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Palavras Chave

Informações sobre segmentos
Divulgação
CPC 22

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Júlia Alves e Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Sede - Lavras
2 - Alfredo Sarlo Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Campus Goiabeiras
3 - Douglas Jose Mendonca
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE - Departamento de Administração e Economia

Reumo

No Brasil, a divulgação de informações por segmentos operacionais passou a ser obrigatória a partir de 2010 para as companhias abertas. Tal divulgação é regulamentada pelo Pronunciamento CPC 22, emitido em 2009, o qual estabelece as exigências e os critérios que devem ser atendidos. Alguns elementos como a subjetividade da norma em vigor e o baixo nível de divulgação de algumas empresas pode prejudicar o alcance dos objetivos da divulgação, sendo que alguns fatores específicos podem influenciar os níveis de divulgação sobre segmentos apresentados pelas empresas brasileiras.
A pesquisa pretende responder à seguinte questão: que fatores influenciam o nível de divulgação de informações sobre segmentos operacionais no Brasil? Dessa forma, o objetivo da pesquisa consiste em identificar fatores que influenciam o nível de divulgação de informações sobre segmentos operacionais de empresas brasileiras. São abordadas 231 empresas listadas na BM&FBovespa. A análise engloba os cinco primeiros anos de aplicação do CPC 22 (ou seja, o período de 2010 a 2014).
A divulgação de informações por segmentos operacionais pode ser encarada, sob a ótica da Teoria de Agência, como uma ferramenta para a redução da assimetria informacional. A literatura a respeito do tema aponta indícios de fatores que podem influenciar os níveis de divulgação sobre segmentos, tais como o tamanho da empresa, ter um auditor entre os “Big Four” (que são as quatro maiores empresas de auditoria do mundo), ter lucro líquido positivo ou negativo, nível de endividamento, governança corporativa, grau de concentração do setor e/ou rentabilidade da empresa.
A operacionalização do estudo dá-se inicialmente pela identificação das informações por segmentos divulgadas nos relatórios contábeis das empresas abordadas. Na sequência, cria-se uma métrica para os níveis de divulgação por segmentos. Para a execução dessa primeira etapa, foi criada uma lista de verificação, ou checklist, contendo ordenadamente os possíveis itens de divulgação sobre segmentos. A fim de testar as hipóteses referentes aos potenciais fatores influenciando os níveis de divulgação sobre segmentos, é utilizada a técnica estatística de regressão linear múltipla com dados em painel.
Obteve-se resultados não significativos para quatro das oito características investigadas: “rentabilidade”, “concentração do setor”, “lucro ou prejuízo” e “ano” de divulgação. Por outro lado, identificou-se que: quanto maior a empresa, maior o nível de divulgação sobre segmentos; quanto maior o grau de endividamento da empresa, maior o nível de divulgação; as empresas listadas nos Níveis de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA apresentam maiores níveis de divulgação que as demais empresas; as empresas auditadas por uma das “Big Four” apresentam maiores níveis de divulgação que as demais.
Conclui-se que as práticas de divulgação de informações por segmentos são influenciadas por fatores fundamentais, os quais geram diferentes incentivos para as escolhas das práticas de divulgação, conforme preconizado pelas discussões teóricas apresentadas. Além disso, evidencia-se que as características “tamanho”, “endividamento”, “governança corporativa” e “auditoria” são fatores que influenciam o nível de divulgação de informações por segmentos operacionais no Brasil.
BUGEJA, M.; CZERNKOWSKI, R.; MORAN, D. The impact of the management approach on segment reporting. Journal of Business Finance & Accounting, v. 42, n. 3-4, p. 310-366, 2015. HERMANN, D.; THOMAS, W. Segment reporting in the European Union. Journal of International Accounting, Auditing, and Taxation, v. 5, n. 1, p 1-20, 1996. MAPURUNGA, P. V. R.; PONTE, V. M. R.; HOLANDA, A. P. Fatores explicativos da aderência das firmas brasileiras ao disclosure relativo às informações por segmento. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 33, n. 1, p. 53-69, 2014.