Resumo

Título do Artigo

VALOR RELACIONAL EM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: uma Análise da sua Influência nos Ganhos de Competitividade e Desenvolvimento
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Palavras Chave

Valor relacional
Arranjo produtivo local
relacionamento interorganizacional

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Marcilene Feitosa Araújo
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Pós-graduação em Administração
2 - Denis Donaire
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Stricto Sensu
3 - LEANDRO CAMPI PREARO
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - STRICTO SENSU

Reumo

Os arranjos produtivos locais são constituídos por diversos agentes que mantêm, mesmo que de forma imperceptível, vínculos relacionais entre si. A contínua busca por competitividade tem levado as empresas a se unirem na tentativa de se desenvolverem nos mercados em que competem. Estas parcerias são sustentadas por elementos que formam o valor relacional, tais como a confiança, cooperação, comportamento, comunicação, comprometimento e compensação (6Cs) (BEGNIS, 2007).
Problema de pesquisa: Os valores provenientes de relacionamentos entre parceiros de negócios, considerando seus elementos promotores (6Cs), influenciam os ganhos de competitividade e o desenvolvimento do APL de frutas em Itacoatiara (AM)? Objetivo da pesquisa: verificar se os valores provenientes de relacionamentos entre parceiros de negócios, considerando seus elementos promotores (6Cs) influenciam nos ganhos de competitividade e o desenvolvimento do APL de frutas em Itacoatiara (AM).
APL é entendido como um recorte do espaço geográfico que apresenta sinais de identidade coletiva (sinais sociais, culturais, econômicos, políticos, ambientais e históricos em comum) (CASTRO, 2009). Para Begins (2007), o valor relacional num APL é formado pela junção de elementos simultaneamente (como a confiança, cooperação, comportamento, comunicação, comprometimento e compensação). Cada elemento pode apresentar maior ou menor importância na formação do valor relacional como um todo.
Pesquisa descritiva quantitativa. Foi realizada pesquisa de caráter quantitativo com 182 fruticultores do APL de frutas do município de Itacoatiara (AM). Um questionário composto inicialmente por 54 variáveis foi respondido pelos proprietários pesquisados. Numa primeira etapa de tratamento dos dados foi empregada a técnica de análise fatorial exploratória, buscando ajustar o modelo para o uso da técnica principal do estudo, que foi a modelagem de equações estruturais.
Os resultados evidenciaram que os relacionamentos interorganizacionais, por meio do valor agregado às relações, explicam 39,5% dos ganhos de competitividade e desenvolvimento do APL analisado. Os elementos com maior impacto na formação do valor relacional são confiança e cooperação. Em relação ao desenvolvimento e aos ganhos de competitividade do APL, conhecimento, aprendizagem e relações sociais emergiram como ganhos decorrentes do valor relacional, segundo percepção dos atores do APL analisado
O comportamento e o comprometimento são os elementos que mais impactam no valor relacional, segundo a visão dos fruticultores pesquisados. O ganho mais importante decorrente do valor relacional, na visão dos fruticultores pesquisados, é a redução de custo e riscos. Por fim, foi possível constatar que os 6Cs influenciam positivamente o nível de competitividade e desenvolvimento do APL de frutas analisado.
BEGNIS, H. S. M. Formação de valor transacional e relacional na cadeia de produtiva do leite no Rio Grande do Sul. 269 f. Tese (Doutorado) - Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas em Agronegócios. Porto Alegre, 2007. CASTRO, L. H. de. Arranjo produtivo local. Brasília: SEBRAE, 2009. ZACCARELLI, S. B.; TELLES, R.; SIQUEIRA, J. P. L.; BOAVENTURA, J. M. G.; DONAIRE, D. Clusters e redes de negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008.