Resumo

Título do Artigo

ESTILO COGNITIVO DO EMPREENDEDOR E AS DIMENSÕES DO PROCESSO DE ESTRATÉGIA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
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Palavras Chave

Processo de Estratégia
Estilo Cognitivo Divergente Holístico
Micro e Pequenas Empresas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Rafael Morais Pereira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - FELIPE MENDES BORINI
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA/USP
3 - Adalberto A. Fischmann
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA

Reumo

O processo da estratégia empresarial apresenta três dimensões: o pensamento lógico ou criativo, a formação deliberada ou emergente e a mudança revolucionária ou evolucionária. Ademais, o estilo cognitivo do estrategista também ganhou ênfase no campo da estratégia, sendo caracterizado pelo padrão individual de processamento de informações. Alinhando a cognição às dimensões do processo estratégico, adotamos como recorte as micro e pequenas empresas, consideradas como organizações empreendedoras.
A relação estilo cognitivo divergente holístico, típico da organização empreendedora, e dimensões do processo estratégico ainda não foi explorada, assim, indagou-se: Qual a relação entre o estilo cognitivo divergente holístico do empreendedor e as dimensões do processo de estratégia em micro e pequenas e empresas? O objetivo do artigo foi analisar a relação entre o estilo cognitivo divergente holístico do empreendedor e as três dimensões do processo de estratégia em micro e pequenas e empresas.
O referencial teórico que fundamentou este artigo compreendeu os estudos sobre as dimensões do processo da estratégia – pensamento, formação e mudança – e seus paradoxos (De Wit e Meyer, 2004). Ainda, dissertamos sobre o estilo cognitivo divergente holístico (Kozhevnikov, 2007; Hayes & Allinson, 1994) e as hipóteses de que ele apresenta relação positiva com o pensamento estratégico do tipo criativo, com a formação estratégica de cunho emergente e com a mudança estratégica revolucionária.
Adotou-se uma abordagem quantitativa, com coleta de dados a partir de questionário aplicado a uma amostra de 92 micro e pequenas empresas de um município do estado de São Paulo. O constructo estilo cognitivo divergente holístico foi a variável independente e as variáveis dependentes foram pensamento lógico, pensamento criativo, formação deliberada, formação emergente, mudança revolucionária e mudança evolucionária. Para a análise de dados utilizou-se a modelagem de equações estruturais.
Diante do objetivo proposto de analisar a relação entre o estilo cognitivo divergente holístico do empreendedor e as dimensões do processo estratégico em micro e pequenas e empresas, a análise dos dados confirmou parcialmente as hipóteses propostas no estudo. Os resultados demonstraram a relação entre o estilo divergente holístico com o pensamento estratégico do tipo criativo, com a formação estratégica deliberada e com a mudança estratégica de caráter tanto revolucionário quanto evolucionário.
Como contribuições, delineamos que, diante de um estilo divergente holístico, o empreendedor assume um pensamento estratégico criativo e preconiza tanto mudanças revolucionárias quanto evolucionárias. Por outro lado, a criatividade, a inovação e a visão holista do estilo em questão não corroboram necessariamente uma formação estratégica emergente, flexível e colaborativa, pelo contrário, se associam a uma formação deliberada sob responsabilidade exclusiva do empreendedor proprietário.
De Wit, B., & Meyer, R. (2004). Strategy: Process, Content, Context. An international perspective. (3 ed.). Minneapolis/St. Paul: Cengage Learning. Hayes, J., & Allinson, C. W. (1994). Cognitive Style and its Relevance for Management Practice. British Journal of Management, 5(1), 53-71. Kozhevnikov, M. (2007). Cognitive styles in the context of modern psychology: toward an integrated framework of cognitive style. Psychol Bull, 133(3), 464-481.