Resumo

Título do Artigo

NOVOS PARADIGMAS DA GESTÃO DE CARREIRAS DOS SERVIDORES
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Palavras Chave

Gestão de Carreiras
Carreira Proteana
Carreira Tradicional

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Artur Leonardo Imamura Ferreira da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - OSASCO
2 - Mauri Aparecido de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS - EPPEN
3 - MARCIA CARVALHO DE AZEVEDO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Osasco
4 - Ricardo Luiz Pereira Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - EPPEN / Campus Osasco
5 - Fabrício Oliveira da Silva
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - DCHT - Campus XVI

Reumo

As mudanças e transformações sociais das últimas décadas tem sido determinantes para que organizações das esferas públicas e privadas busquem alternativas capazes de aperfeiçoar seu desempenho, atingir objetivos e aperfeiçoar as prestações de serviço. Neste sentido a valorização de funcionários ou servidores tem despontado como um importante investimento nas organizações contemporâneas, através da valorização da potencialidade de talentos e características individuais das pessoas.
Problema: busca de meios de implementação e aperfeiçoamento das organizações públicas na gestão de carreiras de seus funcionários Objetivo desta pesquisa é realizar uma análise da gestão de carreiras dos técnicos administrativos da Pró-Reitoria de Pesquisa da Fundação Universidade Federal do ABC, investigando o nível de satisfação dos indivíduos com seu trabalho, profissão e carreira; assim como suas âncoras de carreira; além de descrever o perfil de sua carreira (tradicional ou proteana).
O modelo tradicional vigorou até os anos 70, a progressão da carreira era linear e vertical, e os trabalhadores possuíam maior estabilidade no emprego, baseado em um programa de plano de carreira formalizado, dirigido pelo empregador (CHANLAT, 1995; ROBBINS, 1995). Já o segundo modelo estabelece um acordo entre empregadores e empregados, transferindo a responsabilidade do desenvolvimento de carreira da organização para o empregado (ROBBINS, 1995).
Para tal método foi aplicado questionários aos técnicos administrativos da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do ABC sobre os valores proteanos e tradicionais; satisfação em relação ao trabalho e a própria carreira. A partir da conclusão da coleta de dados, foram executadas técnicas de agrupamento K-means cluster para separar os dados em diferentes grupos de acordo com as informações obtidas.
Após a análise dos dados o que chama a atenção é que no geral a amostra possui uma orientação maior para a carreira proteana, em que o sucesso está relacionado à satisfação profissional e pessoal e valorizam a autonomia para gerenciarem suas carreiras. A análise geral dos dados comprova a importância da gestão de carreiras, da valorização dos servidores, de ambientes que venham a proporcionar desenvolvimento, desafios e crescimento profissional e pessoal, que resultem em melhores serviços.
O conceito proteano é bastante perceptivo nas falas e atitudes dos servidores em relação à carreira. Eles não buscam simplesmente melhores salários ou estabilidade funcional, querem se sentir participativos e valorizados. O contexto no qual as inovações transformam o cenário da gestão de trabalho reduzindo postos, extinguindo funções e exigindo novas competências, a carreira tradicional está perdendo força cada vez mais, dando espaço as novas formas de interação de servidor e de organização.
ANDRADE, G. A.; KILIMNK, Z. M.; PARDINI, D. J. Carreira Tradicional versus Carreira Autodirigida ou Proteana: um estudo comparativo sobre a satisfação com a carreira, a profissão e o trabalho. Florianópolis, 2011. CHANLAT, Jean-François. Quais carreiras e para qual sociedade? RAE – Revista da Administração de Empresas. São Paulo: v. 35, n. 6, p. 67–75, nov./dez, 1995. ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1995.