Resumo

Título do Artigo

UMA PROPOSTA PARA MENSURAÇÃO DA GERAÇÃO DE VALOR ECONÔMICO AGREGADO PROVENIENTE DA GESTÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COM O USO DA METODOLOGIA ECONOMIC VALUE ADDED (EVA)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho
Valor Econômico Agregado
Gestão de Pessoas

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Estudos Organizacionais

Autores

Nome
1 - Giancarlo Silva Rego Pereira
Fundação Carlos Alberto Vanzolini - Paulista

Reumo

Trata-se de estudo pioneiro na tentativa de descobrir se há contribuição econômica e valor agregado proveniente da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho nas empresas. Será adotada a teoria da pesquisa em estado da arte porque, ao propor um estudo que deseja interrogar o campo de atuação de uma área específica do conhecimento em busca de sistematizar o conhecimento já produzido faz-se necessário uma pesquisa em estado da arte.
A Contribuição será apresentar uma metodologia para avaliação econômica e do valor agregado da proveniente da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho nas Empresas
Os resultados econômicos provenientes da aplicação de PQVTs na empresa são positivos? A empresa está efetivamente criando valor para os acionistas com a implantação de PQVTs? O capital empregado em PQVTs está sendo remunerado?
Trata-se de pesquisa exploratória voltada ao mapeamento das principais metodologias adotadas na Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT), com a utilização do EVA. Os dados primários serão obtidos mediante pesquisa de campo; documental e desksearch Na pesquisa de campo serão empregados aplicativos eletrônicos, via internet, e assemelhados para definir o escopo das empresas a serem investigadas. Com isso, ter-se-á uma amostragem sobre o perfil de empresa a ser pesquisado, a formatação dos indicadores de desempenho específicos, o faturamento e (LAJIDA)
NIHIL
NIHIL
AGLIETTA, M. A theory of capitalist regulation: the US experience. London: Verso, 1979. ALBUQUERQUE, L. G.; LIMONGI-FRANÇA, A. C. Estratégias de gestão de pessoas e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total. Revista de Administração, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 40-51, abr.-jun., 1998. AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: São Paulo: Musa, 2001. ARELLANO, E. B.; LIMONGI-FRANÇA, A. C. Análise crítica dos indicadores dos programas de qualidade de vida no trabalho no Brasil.