Resumo

Título do Artigo

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Alianças Estratégicas
Desenvolvimento Sustentável
Resíduos

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Cláudia Olegário da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
2 - Ellen Maria Lopes Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
3 - lucila pamela fernandez canjura
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
4 - Andréa Paula Segatto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A partir da década de 1980, a discussão sobre desenvolvimento sustentável foi intensificada, e envolveu governos, empresas, ONGs e outras organizações, que passaram a contribuir com práticas para o desenvolvimento sustentável. Um dos mecanismos que podem ser utilizados para esse fim são as alianças estratégicas, que permitem a união de competências e conhecimentos de parceiros distintos.
Como o estabelecimento de alianças estratégicas entre as organizações podem promover o desenvolvimentos sustentável? Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o estabelecimento de alianças estratégicas entre as organizações para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Alianças estratégicas são acordos bilaterais entre empresas que tem um objetivo em comum, coordenam seus recursos e atividades de P&D e marketing para desenvolver novas tecnologias (TIDD et al., 2008). Neste artigo, o processo de formação de alianças foi analisado a luz do modelo de Shenkar e Reuer (2006). Já a base conceitual do desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial compreende três dimensões: econômica, social e ambiental (BARBIERI; CAJAZEIRA, 2012; ELKINGTON, 2012).
A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, com estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, consulta a documentos e vídeos, e posteriormente analisados pela técnica de análise de conteúdo. Foram identificados os atores envolvidos, as etapas do processo de estabelecimento de alianças e como essas alianças contribuem para as dimensões do desenvolvimento sustentável.
Os resultados indicam que as motivações das empresas para o estabelecimento de alianças estratégicas que promovem o desenvolvimento sustentável são: regulamentação governamental, redução de custos e estratégias de marketing. Apesar dessas motivações serem mais ligadas à dimensão econômica da sustentabilidade, verificou-se que um dos projetos realizado por meio de alianças estratégicas cumpriu as três dimensões do desenvolvimento sustentável empresarial – ambiental, econômica e social.
No estudo de caso apresentado percebe-se que em dois projetos as alianças estratégicas contribuíram para com o desenvolvimento sustentável em duas dimensões: ambiental e econômica. Somente em um dos projetos as alianças estabelecidas contribuíram para o desenvolvimento sustentável empresarial, pois suas ações resultaram em impactos nas três dimensões - ambiental, econômica e social (BARBIERI; CAJAZEIRA, 2012; ELKINGTON, 2012).
BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. ELKINGTON, J. Canibais com Garfo e Faca. São Pailo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2012. SHENKAR, O.; REUER, J. J. Handbook of strategic alliances. 1. ed. California: Sage Publications, 2006. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.