Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIA E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: TEORIAS E ABRANGÊNCIA
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Palavras Chave

Sustentabilidade
Estratégia
Questões Socioambientais

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vanessa Vasconcelos Scaciotta Barros
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - FGV-EAESP
2 - Luiz Antonio de Camargo Guerrazzi
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de pós-graduação em administração

Reumo

As questões socioambientais são cada vez mais frequentes na realidade de todos e existem muitos esforços por parte de organizações para resolvê-las. Tal cenário faz emergir perspectivas nos estudos em estratégia que têm como objetivo gerar diretrizes para que a empresa atenda à essa demanda e obtenha vantagem competitiva. Duas perspectivas nessa área ganharam destaque: a visão baseada em recursos naturais e a criação de valor compartilhado.
O objetivo desse trabalho é discorrer sobre algumas das teorias existentes em estratégia e propor reflexões sobre a aderência das mesmas quando confrontadas com situações nas quais a geração de valor econômico não é o único objetivo de uma empresa.
A visão baseada em recursos naturais (VBRN) é uma das derivações da visão baseada em recursos (VBR). A VBR enfatiza que a vantagem competitiva é oriunda de recursos e capacidades idiossincráticos da empresa. Na VBR, a vantagem competitiva é resultado da combinação de recursos e capacidades que são valiosos, raros, inimitáveis e para os quais a empresa esteja organizada para transformar em vantagem competitiva. Hart (1995) insere na proposição da visão baseada em recursos, o ambiente natural. Criação de valor compartilhado de Porter e Kramer (2011).
Ensaio teórico à luz da teoria de Hart (1995) e Porter e Kramer (2011).
As questões sociais são pouco abordadas na pesquisa em estratégia, principalmente por causa de seu caráter predominantemente organizacional e complexo e também por possuírem seus processos interligados, além do envolvimento de múltiplos atores (Vaara & Durand, 2012).
Questões sociais não podem ser vistas unicamente com enfoque estratégico, mesmo que a estratégia seja essencial para auxiliar na solução dessas questões. O ponto é que existem questões maiores que receberam pouca atenção por parte das teorias e, por isso, a pesquisa em estratégia deve se relacionar com outras disciplinas e buscar o equilíbrio em seu propósito quando tratando a sociedade e o ser humano. A sugestão de Vaara e Durand (2012) é válida: alinhar a pesquisa em estratégia com os estudos organizacionais, bem como estudos sociais, dada a complexidade da análise dessas questões.
Hart, S. (1995). A Natural-Resource-Based View of the Firm. Academy 01 Management Review, 20(4), 986–1014. Hart, S. L., & Dowell, G. (2011). A Natural-Resource-Based View of the Firm: Fifteen Years After. Journal of Management, 37(5), 1464–1479. Porter, M. E. (2010). How Business Can Regain Legitimacy. Recuperado em 10 maio, 2015, de http://www.bloomberg.com/bw/stories/2010-05-06/how-big-business-can-regain-legitimacybusinessweek-business-news-stock-market-and-financial-advice. Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating Shared Value. Harvard Business Review, 56(Frebruary), 63–77. Sen, A.