Resumo

Título do Artigo

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO E A ERGONOMIA COGNITIVA: UM ESTUDO COM SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA PREFEITURA MUNICIPAL
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Palavras Chave

Ergonomia Cognitiva
Ergonomia Cognitiva
Sistemas de Informação

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Cecília de Castro Batista
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus de Rio Paranaíba
2 - Michele Morais Oliveira Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Rio Paranaíba
3 - Michelle Cristina Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
4 - Francielih Dorneles Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Campus Santa Mônica- Uberlândia
5 - lorena luiza ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Santa Mônica

Reumo

No contexto do serviço público, os servidores podem, diante de toda carga de trabalho, reduzir sua qualidade de vida no trabalho em decorrência do estresse. No serviço público os sistemas de informação podem demandar dos servidores públicos competências que eles não possuem e, por consequência, impactar na ergonomia cognitiva (SILVINO; ABRAHÃO, 2003; SARMET; ABRAHÃO, 2007). Assim, a compreensão sobre ergonomia cognitiva no ambiente de uma prefeitura municipal mostra-se relevante.
Nesse cenário, o problema de pesquisa é a ser respondido é: a implementação de um novo sistema de informação interfere na ergonomia cognitiva dos servidores da prefeitura de um município da região do Alto Paranaíba - MG? Desse modo, o presente trabalho objetivou, de forma geral, avaliar se a implementação de um sistema de informação de gestão e execução interfere na ergonomia cognitiva dos servidores da prefeitura de um município da região do Alto Paranaíba – MG.
A ergonomia cognitiva está relacionada com processos mentais como percepção, memória e raciocínio na relação entre seres humanos e elementos do sistema (IIDA, 2005; MORAES e MONT'ALVÃO, 2012). Nesse sentido, os aspectos cognitivos são diretamente ligados à utilização de sistemas e tecnologias de informação. Iilda (2005) salienta que em situações de mudança, como a de dificuldade em utilização de novos sistemas informacionais, pode surgir o estresse no trabalho.
A pesquisa possui abordagem qualitativa e como método utilizou-se o estudo de caso. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a observação participante, entrevistas semiestruturadas com cinco servidores de uma prefeitura municipal e pesquisa documental, por meio de manuais de utilização do sistema integrado de gestão e execução, ademais pela legislação referente à adoção e implementação do mesmo. A análise foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2002).
Os resultados indicaram dificuldades na implementação, operacionalização e efetividade do novo sistema (SIGE) que demandam diversos aspectos cognitivos como atenção, memória e outros elementos da interação entre seres humanos e sistemas de informação. Em termos gerais, o descompasso entre os elementos humanos e do SIGE no processo de implementação foi diretamente relacionado ao aumento da percepção do estresse no trabalho dos servidores públicos.
Observou-se que, no processo de implementação, diversos elementos relacionados à acessibilidade e operacionalização se relacionam diretamente com os esforços mentais e psicológicos para trabalhar com o SIGE e que os descompassos foram determinantes para o estresse no trabalho. Relevante destacar que este trabalho contribui para abordar a temática da ergonomia cognitiva em organizações públicas e a relevância dessas pesquisas no que se refere à utilização de sistemas de informação.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2005. SARMET, M. M., ABRAHÃO, J. I. O tutor em Educação a Distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras. Educação em Revista, Belo Horizonte, 2007. SILVINO, A. M. D.; ABRAHÃO, J. I. Navegabilidade e inclusão digital: navegabilidade e competência. Revista de Administração de Empresas, v. 2, n. 2, 2003.