Resumo

Título do Artigo

ROTATIVIDADE DE MOTORISTAS: ESTUDO DE CASO EM UMA TRANSPORTADORA DO ESPIRITO SANTO/BRASIL
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Palavras Chave

rotatividade
turnover
gestão de pessoas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Gilmar Malegone Spessemili
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO SANTENSES (FAESA I) - cariacica
2 - Steve Martins Justo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - engenharia
3 - Luciane Infantini da Rosa Almeida
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO SANTENSES (FAESA I) - Cariacica

Reumo

A rotatividade, conhecida como turnover, refere-se ao movimento de entrada e saída de colaboradores de uma organização. Empresas com alto índice de turnover podem também apresentar gastos elevados com as demissões e a perda do potencial humano e isto se torna um problema para a organização, o que justifica a investigação das causas e consequências desse fenômeno.
O objetivo deste estudo é identificar as principais causas da rotatividade de motoristas na empresa de transporte LM, localizada na cidade de Cariacica/ES, classificada como empresa de médio porte. Dessa forma, quais as causas que levam a rotatividade de motoristas na empresa de transportes LM?
Rotatividade ou turnover refere-se ao número de empregados desligados de uma organização, num determinado período, comparado ao quadro médio de efetivos (MARRAS, 2000). Pode ser gerado por fatores internos e externos. Os internos são: a insatisfação com o ambiente de trabalho; a baixa remuneração; a falta de reconhecimento, dentre outros. E os externos são: assédios de outras organizações que oferecem oportunidades mais atraentes ou maiores possibilidades de crescimento.
Trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo. Como instrumento de pesquisa foram utilizados questionários a motoristas da empresa desligados no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015, entrevistas com os 3 gestores e análise de documentos: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e planilha de movimentação de funcionários. Os dados coletados tiveram tratamento de caráter qualitativo e quantitativo.
Observou-se que três colaboradores foram demitidos pela empresa, enquanto doze pediram contas. As entrevistas demostraram que os colaboradores estavam insatisfeitos com: salário - 47%, comunicação interna - 73%, relação com os gestores - 46,67%, oportunidades de crescimento - 93,33%, estimulo ao desenvolvimento pessoal - 73%; condições de trabalho na organização ¬- 86,67%. Observou-se que os maiores efeitos causados por essa rotatividade na organização são os gastos com demissões.
Foi possível analisar a insatisfação dos colaboradores com os salários, com a comunicação, com a cooperação na equipe, cooperação na equipe, com a s condições de trabalho e com as oportunidades e ao crescimento e desenvolvimento. Recomenda-se que a organização dê mais atenção aos processos de gestão de pessoas, sobretudo, os processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e plano de cargos e salários. Isto poderia aumentar a satisfação dos colaboradores e diminuir o turnover.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. DEJOURS, Jacques Christophe. Psicodinâmica do trabalho. São Paulo: Atlas, 1994. MOBLEY, William H. Turnover: causas, conseqüências e controle. Porto Alegre: Ortiz, 1992. MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000. SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.