Resumo

Título do Artigo

COMO OS INDIVÍDUOS APRENDEM EM SEUS LOCAIS DE TRABALHO? Uma análise da aprendizagem no contexto de micro e pequenas empresas da cidade de Cajazeiras - PB.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Aprendizagem
Ambiente de trabalho
Micro e Pequenas Empresas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Danilo Gonçalves Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Mary Dayane Souza Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD

Reumo

As contínuas mudanças do ambiente socioeconômico têm direcionado as organizações a buscarem consecutivamente desenvolver seu corpo funcional para enfrentar os desafios da modernidade. Com isso, o ambiente de trabalho ganha destaque como aquele em que são demandados melhores resultados de aprendizagem, sendo por isso necessário mais estudos para compreender o fenômeno (MORAES; BORGES-ANDRADE, 2010). A pesquisa sobre a aprendizagem no local de trabalho tem avançado nos últimos vinte anos e cruzado os campos da psicologia, economia do trabalho, estudos organizacionais (FULLER; UNWIN, 2011).
A aprendizagem nas micro e pequenas empresas tem recebido atenção de alguns acadêmicos que buscam compreender as suas características e o seu impacto no desempenho competitivo dos negócios (COETZER, 2007). Com isso, questiona-se como os indivíduos que integram micro e pequenas empresas da cidade de Cajazeiras na Paraíba-PB aprendem em seus locais de trabalho? Objetiva-se, portanto, neste trabalho compreender a aprendizagem no local de trabalho por meio da percepção dos indivíduos que integram micro e pequenas empresas da cidade de cajazeiras na Paraíba-PB.
O presente estudo tem como referencial teórico os seguintes tópicos: Aprendizagem no local de trabalho, com a sua conceituação, bem como características, estudos basilares e os processo formais, não-formais e informais; e, Micro e Pequenas Empresas e Aprendizagem, com a caracterização e situação brasileira das pequenas empresas e sua relação com a aprendizagem dos indivíduos que a compõe, juntamente com o destaque dado ao papel dos proprietários-gerentes.
O estudo foi realizado com os integrantes de cinco empresas nos ramos de materiais de construção, moda, supermercado, farmácia e copiadora. Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas, no total, que aconteceram no próprio local de trabalho e com duração entre 30 (trinta) a 40 (quarenta) minutos cada. A análise foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, procurando identificar presença ou ausência de características (ou um conjunto) e descobrir os núcleos de sentido ligados à aprendizagem.
A análise da entrevista foi divida em dois momentos para facilitar a compreensão acerca da aprendizagem no local de trabalho, tanto na visão da empresa representada pela figura do gerente-proprietário quanto dos seus funcionários. Com isso, foi identificadas as seguintes categorias: compreensão sobre a aprendizagem no local de trabalho, iniciativas de aprendizagem, por que aprender, a figura dos proprietários e aprendizagem no local de trabalho.
Os funcionários compreendem a aprendizagem no local de trabalho como a identificação pessoal, compreensão e aplicação prática das atividades e rotinas do trabalho. Sobre as iniciativas para a aprendizagem, os sujeitos afirmaram que o clima organizacional, criado pelas relações entre proprietários e funcionários, contribui para a aprendizagem de todos, bem como a participação em eventos. Como principais formas de aprender adotadas pelos colaboradores se têm a observação e a prática, assim como as teorias acadêmicas, treinamentos externos e a identificação com a atividade e comprometimento.
AVIS, James. Workplace learning, knowledge, practice and transformation. Journal for Critical Education Policy Studies, v. 8, n. 2, p. 165-193, 2010. ZHANG, Michael; MACPHERSON, Allan; JONES, Oswald. Conceptualizing the learning process in SMEs Improving innovation through external orientation. International Small Business Journal, v. 24, n. 3, p. 299-323, 2006. FULLER, Alison; UNWIN, Lorna. Workplace Learning and the Organization. In: MALLOCH, Margaret; CAIRNS, Len; EVANS, Karen; O’CONNOR, Bridget. The SAGE Handbook of Worplace Learning. Sage, pág 16-59, 2011.