Dinâmica de Sistemas
Ensino em Administração
Simulação
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa
Autores
Nome
1 - Isabela Ferreira Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Campus Santa Monica
2 - Jean Carlos Domingos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
Reumo
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a utilização da simulação baseada em dinâmica de sistemas (System Dynamics) como ferramenta pedagógica no ensino de Administração no Brasil. A aplicação da DS para o ensino de Administração é um uso recente desta ferramenta, mas que abriu inúmeras possibilidades para a aprendizagem dos conteúdos curriculares. Buscou-se classificar a utilização da dinâmica de sistemas como mediação pedagógica dividida entre simuladores e jogos empresariais.
A inserção da tecnologia, tal como os softwares de System Dynamics no processo ensino/aprendizagem, exige a redefinição do papel do professor e do aluno, para formar um profissional criativo, flexível, colaborativo e cooperativo (BELHOT et al., 2001). Dessa forma, o objetivo do presente estudo é analisar a literatura sobre a aplicação da dinâmica de sistemas como ferramenta para prática de ensino de Administração no Brasil e identificar quais são as contribuições alcançadas pelo seu uso.
Dinâmica de Sistemas é um método de modelagem e simulação que busca entender o comportamento de sistemas complexos (STERMAN, 2000). Prática pedagógica é o processo que envolve professor e aluno e seus respectivos papéis e responsabilidades para a construção do conhecimento. Duas propostas de práticas pedagógicas foram analisadas: a prática tradicional e a prática sistêmica, que diferem basicamente na definição de qual é o foco do processo de ensino-aprendizagem (ANASTASIOU; ALVES, 2009).
Para Gil (2008), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos. Para revisão bibliográfica sobre a aplicação de DS em práticas de ensino de Administração no Brasil, utilizou-se a busca em bases de dados (Scholar Google, Portal CAPES, Science Direct, Scielo e Scorpus) publicados nos últimos 15 anos. Foram encontrados 20 trabalhos que se encaixavam dentro do tema, os quais foram classificados numa análise qualitativa.
Os trabalhos utilizaram a simulação ou jogo como um complemento ou extensão de um currículo de abordagem tradicional, e embora admitissem a importância da abordagem complexa do pensamento não linear, nenhum trabalho propôs uma abordagem sistêmica por completo. A ineficiência de coordenar a prática de ensino sistêmica com a utilização dos simuladores apresentou trabalhos superficiais no que diz respeito à eficiência da aprendizagem, pois ainda focam no desenvolvimento dos modelos computacionais.
Apesar de reconhecerem as vantagens do uso da dinâmica de sistemas para o ensino e a aprendizagem, as Instituições de Ensino Superior, a utilizam como complemento da prática de ensino tradicional. Constatou-se, dentre outros pontos, que o desenvolvimento das práticas de ensino com emprego da dinâmica de sistemas no Brasil encontra-se em fase inicial, uma vez que essas propostas são ainda proposições teóricas que devem ser consideradas para a geração de formas mais apropriadas à prática pedagógic
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para Estratégias de Trabalho em Aula. 8ªed. Joinville: UNINILLE, 2009.
BELHOT, R. V.; FIGUEIREDO, R. S.; MALAVÉ, CESAR, O. O uso da simulação no ensino de engenharia. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, ABENGE, São Paulo, 2001, p.445-451.
STERMAN, J. D. Business dynamics: systems thinking and modeling for a complex world. Boston: Irwin McGraw-Hill, 2000.