Resumo

Título do Artigo

ADOÇÃO, USO E IMPACTOS ORGANIZACIONAIS DE BUSINESS INTELLIGENCE: uma análise de 20 anos de publicações em um periódico internacional
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Palavras Chave

Business Intelligence
Adoção, Uso e Impacto
Gestão do Conhecimento

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - EDUARDO AUGUSTO DE ANDRADE
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Belo Horizonte
2 - JUREMA SUELY DE ARAUJO NERY RIBEIRO
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
3 - Fábio Corrêa
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Pós-Graduação
4 - cristiana fernandes de muylder
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Programa de Doutorado e Mestrado em Administração

Reumo

O ambiente de competição e rivalidade dos negócios vem requerendo um comportamento cada vez mais proativo das organizações. O Business Intelligence (BI), surge como uma alternativa de suporte, ao utilizar a tecnologia da informação para coletar dados, analisá-los e transformá-los em informação. O intuito desta pesquisa é aferir como o termo BI é empregado nas referências literárias no discurso de publicações selecionadas quanto à aplicação do termo enquanto uso, impacto e adoção.
Os esforços aplicados à presente investigação evidenciam-se na tentativa de responder a seguinte pergunta de pesquisa: como o termo Business Intelligence é tratado em vinte anos de publicação do periódico Journal Knowledge Management? Assim sendo, objetivou-se analisar o tratamento dado ao citado termo durante o intervalo temporal de 1996 a 2015 naquele periódico científico.
BI refere-se a metodologias, métodos, arquiteturas, tecnologias, ferramentas e softwares para transformar dados brutos em informações significativas e úteis para permitir a análise de informações gerenciais no suporte à decisão (EVELSON, 2009), através de dados operacionais coletados em fontes internas e externas e analisados segundo as dimensões do negócio (PETRINI et al., 2006) e ainda disponibiliza aplicações analíticas que apoiam o processo decisório dos gestores (GEISHECKER; RAYNER, 2001).
Esta pesquisa, do tipo empírico-analítica, pode ser considerada bibliográfica quanto aos meios por ter a finalidade de colocar os pesquisadores em contato com o que já se produziu a respeito do tema de pesquisa. Pode-se considerá-la exploratório-descritivo quanto aos fins, já que permite elevação da experiência sobre a problemática e revela características por meio de dos fenômenos procurando classificá-los e interpretá-los. Quanto à abordagem, pode ser considerada como quali-quantitativa.
As análises abordam as dimensões definição e aplicação, esta segunda subdividida em adoção, impacto e adoção, sob a ótica das citações sobre Business Intelligence (BI) identificadas nas publicações, dimensões do emprego do termo BI por ano das citações, publicação e citações por adoção, uso e impacto em intervalos de anos, e dimensões do emprego do termo BI por autor citado.
O emprego do termo Business Intelligence é utilizado, em 16,3% dos casos, na definição do termo, sendo que no que tange a aplicação (dimensão) deste 3,3% das pesquisas refletem questões relacionadas a adoção, 43,9% contemplam o uso e 25,2% abordam questões orientadas ao impacto, havendo dispersão das publicações em relação a estes dois últimos com tendência expressiva de crescimento de estudos voltados para impacto em relação ao uso, o que pode se justificar pela maturidade da temática.
COOK, C.; COOK, M. The Convergence of Knowledge Management and Business Intelligence, Auerbach Publications, New York, NY, 2000. MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007. TURBAN, E., MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Information Technology for Management: Transforming Business in the Digital Economy, John Wiley & Sons, NY, 2002. BARBIERI, C. BI - Business intelligence: modelagem e tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2001.