Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA, DOS AMIGOS E DAS MÍDIAS DE MASSA NA CONTINUIDADE DE USO DO FACEBOOK
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Palavras Chave

Redes sociais virtuais
Mídias sociais
Mídia de massa

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Ademir Macedo Nascimento
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Campus Mata Norte e Sul
2 - Maria Conceição Melo Silva Luft
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Administração

Reumo

Adverte-se que independente das motivações de uso, é importante entender que a pressão social dos familiares e conhecidos acaba influenciando a continuidade de uso, o que pode ser ainda mais crítico nas redes sociais virtuais devido a sua natureza. Dentro deste contexto, pretende-se dar uma contribuição ao estudo sobre intenção de continuidade de uso de redes sociais virtuais, avaliando a importância da influência dos familiares, amigos, conhecidos e das mídias de massa.
Qual a influência das influência interpessoal e da influência externa (ROCHA; CHIU; MARTÍNEZ, 2006) na intenção de continuidade de uso, no contexto de uma rede social virtual?
A influência interpessoal tem como objetivo avaliar como a comunicação entre os usuários, após usarem o sistema de informação, influencia na continuidade de uso, destacando a influência de familiares, de amigos e de colegas. Já a influência externa, avalia a importância da comunicação de “massa”, como relatos da mídia impressa, da televisão e do rádio, assim como a opinião de especialistas.
Foi adotada como estratégia de pesquisa o survey. Devido à necessidade da coleta de dados junto a uma grande quantidade de respondentes, o presente estudo adotou como instrumento para a coleta de dados o questionário virtual auto administrado. Com o intuito de se testar efetivamente o modelo proposto, os dados foram extraídos para o software SmartPLS 2.0® para que fosse realizada a modelagem de caminhos através da técnica dos mínimos quadrados parciais (MQP)
Ao analisar o MQP no modelo de pesquisa citado, obteve-se os valores de influência de cada um dos construtos sobre a intenção de continuidade de uso. No que tange às variáveis propostas por Roca, Chiu e Martínez (2006) para continuar utilizando o Facebook®, diferente do que era esperado, a influência das mídias de massa (12,5%) teve um impacto mais significativo do que a influência dos amigos e colegas (9,6%).
Pode-se concluir portanto, que mesmo que o mote das redes sociais virtuais pareça ser o “acúmulo” de amigos na internet, esta não é a razão principal para que os usuários continuem na rede social. Mesmo sendo uma característica relevante, a relação entre marcas e pessoas aparenta ser o vetor principal em manter o usuário brasileiro no Facebook®.
BHATTACHERJEE, A. Understanding Information Systems Continuance: na Expectation–confirmation Model. MIS quarterly, v. 25, n.3, 351–370, 2001. HAIR JR, J. E.; BLACK, W. C. BABIN, B. J. ANDERSON, R. E. TATHAM, R. L. Análise Multivariada de Dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. LEE, Y.; KWON, O. Intimacy, familiarity and continuance intention: An extended expectation–confirmation model in web-based services. Electronic Commerce Research and Applications. v. 10, pp. 342–357, 2010.