Resumo

Título do Artigo

REDE SOCIAL NO TURISMO DO PANTANAL MATO-GROSSENSE, BRASIL.
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Palavras Chave

Rede social
turismo
Pantanal

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Stephanni Gabriella Silva Sudré
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - Campus Cimba - Araguaína
2 - Ivor Prolo
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - Programa de Mestado e Doutorado em Gestão Internacional - PMDGI

Reumo

O turismo é uma atividade econômica, de alta complexidade, entretanto é essencialmente um acontecimento social e estrutura-se nas relações humanas de grupos sociais, formados por atores/indivíduos e grupos de indivíduos que se iniciaram a partir de seus interesses comuns, os atores sociais agrupam sujeitos a influenciarem e sofrerem influências mútua. Neste sistema mantem se relações com determinada frequência que se determinar em maior ou menor intensidade.
Análise de Rede Social para o turismo, gera entendimento sistemático e amplo de vários aspectos da atividade na região e questiona-se: como se configura a rede social dos barcos-hotéis no Pantanal Mato-grossense? Face ao exposto, este estudo objetivou gerar e analisar a Rede Social formada pelos comandantes dos barcos-hotéis, para tanto buscou entender em que nível se dá a relação entre eles; quais os componentes deste grupo; como se distribuem nesse sistema e se há ou não atores centrais.
A rede equivale ao contíguo de relações sociais entre atores e se designa ainda os movimentos pouco institucionalizados, reunindo indivíduos ou grupos numa associação cujos limites são variáveis e sujeitos a reinterpretações (COLONOMOS, 1995). E envolve um amplo leque de atores e agentes sociais, os inúmeros atores sociais têm seus interesses afetados de forma positiva e/ou negativa, com repercussões sobre como a área turística se desenvolverá a curto, médio e longo prazo (ARAÚJO, 2008).
Foi utilizada a de técnica de amostragem não probabilística, na coleta de dados denominada bola de neve (Snowball) e na análise os programas UCINET 6.0 e NETDRAW 2.0 (BORGATTI et al., 2006), e entrevista semi-estruturada com os comandantes dos barcos-hotéis em Cáceres-MT iniciando pelo comandante com maior tempo de trabalho, aqui denominado por A12.
Os resultados mostraram que a rede social dos comandantes é formada por 16 indivíduos (nós), havendo um ator central (informante 12) e um com alto grau de intermediação (informante 14), demostrando que neste grupo mesmo que de maneira informal estabeleceram ordenamento e estrutura compatível a uma rede social de turismo. O grupo social é formado por homens cuja média de idade é 41 anos, destes 41,6% trabalham entre 11 e 15 anos como comandantes.
A transmissão de conhecimentos adquiridos no cotidiano do exercício da atividade foi transferido desde o mais antigo na atividade, que demostrou ser o nó de maior potencial para liderança deste grupo. A legitimação ou reconhecimento deste núcleo social como grupo, pode fazer o planejamento e as ferramentas legais se aproximem da realidade cotidiana da atividade turística em Cáceres, Pantanal Mato-grossense.
ARAÚJO, L. M. Análise de stakeholders para o turismo sustentável. Caderno Virtual de Turismo. v. 8, n. 1, mar. 2008. 91-99 p. COLONOMOS, A. Sociologie des réseaux transnationaux. Paris: L´Harmattan, 1995. 83-71 p. 95. BORGATTI, S. P.; EVERETT, M. G.; FREEMAN, L. C. UCINET version 6.123. Natick: Analytic Technologies, 2006.