Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO
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Palavras Chave

Competências Individuais
Formação Profissional
Segurança do Trabalho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Luciana Bortoncello Lorenzetti Andrade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - GUARAPUAVA
2 - Silvio Roberto Stefano
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Guarapuava
3 - Marcos Roberto Kuhl
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz
4 - Luiz Fernando Lara
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Reumo

A saúde e segurança no trabalho são temas atuais e as empresas devido ao aprimoramento dos processos, do cumprimento das legislações e da necessidade de certificações nacionais e internacionais, percebem cada vez mais a importância e a necessidade em promover a integridade física e a saúde dos seus trabalhadores. O Técnico de Segurança do Trabalho é um dos profissionais comprometidos com ações de gerenciamento, prevenção e controle de riscos e acidentes de trabalho.
O problema de pesquisa apresenta o seguinte questionamento: qual o grau de importância das competências técnicas, gerenciais e comportamentais para atuação do Técnico em Segurança do Trabalho, sob a perspectiva de professores e alunos? O objetivo principal busca analisar o perfil do profissional Técnico de Segurança do Trabalho quanto as competências individuais, procurando identificar o grau de importância das competências para a sua atuação no campo profissional.
A competência pode ser compreendida pelos os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de uma pessoa, no que se refere à tarefa e a estratégia organizacional (FLEURY; FLEURY, 2001, 2004b). Nas diretrizes da educação profissional, a competência configura-se como a capacidade de resolver situações imprevistas ou desconhecidas e articula-se aos saberes tácitos e científicos, oriundos da formação escolar e profissional da pessoa (BRASIL, 1996; SEED, 2006).
Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, coleta de dados por meio de levantamento (survey) e aplicação de questionário contendo questões relativas as competências técnicas, gerenciais e comportamentais, adaptado de Dantas (2004) e de Fleury e Fleury (2004b), aplicado a 77 alunos e 11 professores do curso Técnico de Segurança do Trabalho. Foram realizadas estatísticas descritivas, cálculo da média, do desvio-padrão e do Alfa de Cronbach.
O estudo identificou 46 variáveis relacionadas a competências técnicas, gerenciais e comportamentais do profissional TST. Os escores fatoriais foram agrupados em conjuntos de variáveis. As competências técnicas geraram 4 fatores: programas de SST, rotinas de trabalho, identificação de riscos e legislação; 2 grupos de fatores para as competências gerenciais: gestão de SST e monitoramento e 2 agrupamentos para as competências comportamentais: liderança e aprendizagem.
A pesquisa possibilitou analisar as competências técnicas, gerenciais e comportamentais do TST. O estudo aponta para uma formação profunda e complexa do profissional, devido a sua atuação em frentes de trabalho onde riscos, acidentes e incidentes demandam atenção e aprendizagem contínua. A competência comportamental, no fator aprendizagem obteve a maior média das variáveis estudadas, esse aspecto é relevante devido as constantes alterações na legislação da área e mudanças tecnológicas.
FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004b. MUNCK, L. Gestão da sustentabilidade nas organizações: um novo agir frente à lógica das competências. São Paulo: Cengace Learning, 2014.