Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS VOLTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA
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Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Competências Individuais
Sustentabilidade Organizacional

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Marcia Sierdovski
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Pr
2 - Silvio Roberto Stefano
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Guarapuava
3 - Marcia Aparecida Zampier
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - GUARAPUAVA - CAMPUS SANTA CRUZ
4 - Elaine Aparecida Regiani de Campos
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Ponta Grossa

Reumo

As empresas estão sendo cada vez mais levadas a refletir sobre a sua forma de agir e gerenciar seus negócios por meio da utilização responsável dos recursos naturais existentes, além do engajamento da gestão nas áreas: econômica, social e ambiental (MUNCK; SOUZA; ZAGUI, 2012). Dessa forma, desenvolver competências individuais voltadas para a sustentabilidade é primordial para que aconteçam as entregas com forte orientação para atos sustentáveis (FLEURY; FLEURY, 2001).
O objetivo principal deste artigo é avaliar as competências individuais voltadas para sustentabilidade em uma empresa de tecnologia. O problema de pesquisa busca identificar: qual é o nível das entregas voltadas para a sustentabilidade em uma empresa de tecnologia?
Munck, Souza e Zagui (2012) a gestão da sustentabilidade passa pela identificação e gestão de novas competências, estas competências por sua vez, devem estar vinculadas à estratégia organizacional em pauta. Quando há ciência dos padrões de avaliação e valorização, os funcionários, adquirem uma melhor compreensão de sua significação funcional para a empresa e maiores condições para o desenvolvimento das competências priorizadas.
A metodologia adotada é pesquisa exploratória e descritiva com enfoque qualitativo se caracterizando como um estudo de caso único, sendo realizada por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e instrumentos avaliativos.
Os níveis de avaliação das competências da organização estão em fase de “desenvolvimento”, notas de 0,75 a 1,49. A menor competência avaliada no sistema de avaliação 180° é a “orientação para a saúde, segurança e meio ambiente” na visão dos colaboradores e superiores, e a competência melhor desenvolvida é a de “gerenciamento de conflitos” na visão dos colaboradores, já para os superiores imediato a entrega da competência melhor desenvolvida é a “tomada de decisão”.
A pesquisa evidenciou que a avaliação do nível das entregas voltadas para a sustentabilidade está em fase de “desenvolvimento”, onde todas as competências avaliadas atingiram nota entre 0,75 e 1,49. A organização ainda não “atende” em nenhuma competência voltada para a sustentabilidade, assim a necessidade do engajamento da gestão refletir a importância da sustentabilidade organizacional, a fim de incorporar as competências individuais voltadas para os pilares econômicos, sociais e ambientais.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001. MUNCK, L.; DE SOUZA, R. B.; ZAGUI, C. A gestão por competências e sua relação com ações voltadas à sustentabilidade. REGE Revista de Gestão, v. 19, n. 3, 2012.