Adoção de Tecnologias da Informação
Sistema Eletrônico de Informações
Governo
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento
Autores
Nome
1 - Julia de Noronha Cruz Rios UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE)
2 - JOSIVANIA SILVA FARIAS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
Reumo
A partir de 1990, a população passou a utilizar as tecnologias da informação e comunicação como mecanismos de controle e de cobrança pela eficiência governamental. Nesse contexto, o setor público vivencia as pressões populares para aumentar a transparência nos procedimentos administrativos e processos de tomada de decisão, bem como garantir a eficiência dos seus serviços aos cidadãos e às empresas.
Embora existam iniciativas para tornar o setor público mais inteligente e aberto à sociedade, a realidade mostra uma adoção irregular das inovações no governo devido a um conjunto complexo de fatores contextuais, organizacionais, institucionais e individuais. O objetivo deste estudo é analisar a incidência de fatores organizacionais, econômicos e tecnológicos no processo de adoção do SEI no Ministério da Justiça, considerando-se as facilidades e dificuldades do processo de adoção.
Fundamentou-se no processo decisório de difusão da inovação proposto por Rogers (1983), no Modelo Tecnologia-Organização-Ambiente proposto por Tornatzky e Fleischer (1990) e no modelo de fatores que influenciam a adoção, implementação, utilização e efeitos das TIC nas organizações proposto por Bouwman et al. (2005). A revisão da literatura também englobou os fatores organizacionais intervenientes na adoção de tecnologias apresentados por Almeida e Farias (2015) e Puron-Cid (2014).
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo por meio de estudo de caso, na qual foram entrevistados 9 sujeitos envolvidos no projeto de implementação do SEI no Ministério da Justiça. A análise de conteúdo das evidências empíricas foi realizada por meio da categorização a priori, à luz das categorias elencadas por Rogers (1983), dos fatores apresentados por Bouwman et al. (2005), Puron-Cid (2014) e Almeida e Farias (2015) e a posteriori, das demais categorias levantadas em campo.
Os resultados demonstram que a expertise externa, a inexistência de custos para a aquisição do SEI, os custos baixos de implementação, a expectativa de economia em contratos, o apoio da alta gestão, a demonstrabilidade dos resultados do SEI e a vantagem relativa da tecnologia tiveram um impacto positivo e favorável à adoção do SEI. Dentre as principais dificuldades apontadas pelos entrevistados, destacam-se a escassez de pessoal técnico qualificado e a incompatibilidade tecnológica.
O SEI trouxe melhorias para as tarefas individuais, ganhos de produtividade e eficiência e proporcionou mudanças na estrutura social do Ministério da Justiça por meio de novos e melhores padrões de comunicação. Por fim, este estudo visa contribuir com as pesquisas acerca da adoção de tecnologias no setor público e gerar subsídios para a tomada de decisão de gestores que estão inseridos no contexto de adoção de novas tecnologias em seus locais de trabalho ou enfrentam dificuldades nesse processo.
ALMEIDA; J. P. L.; FARIAS, J. S. Fatores intervenientes do processo de difusão de tecnologias da informação em serviços de saúde e hospitalares. In: XVI CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA, 2015, Porto Alegre, Anais... Porto Alegre: ALTEC, 2015.
BOUWMAN, H.; HOOFF, B. van den; WIJNGAERT, L. van de; DICK, J. van. Information and Communication Technology in organizations. Londres: Sage, 2005.
ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. Nova York: The Free Press. 1983.