Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIA DE MARKETING SENSORIAL: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE MÓVEIS PLANEJADOS.
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Palavras Chave

Estratégia de Marketing
Marketing Sensorial
Móveis planejados

Área

Marketing e Gestão

Tema

Estratégias e Operações de Marketing

Autores

Nome
1 - Ana Karina Hahn Glavam
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Florianópolis
2 - ALÉSSIO BESSA SARQUIS
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Grande Florianópolis
3 - EDSON ROBERTO SCHARF
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - CCSA/PPGAD Administração

Reumo

As estratégias de marketing sensorial podem ser utilizadas, seja na comunicação da marca, no ponto de venda e no relacionamento com cliente. O presente estudo analisa como estratégias de marketing sensorial são utilizadas pela organização de móveis planejados. Para tanto, o estudo envolveu a aplicação de pesquisa qualitativa e na forma de estudo de caso. A coleta de dados contém levantamento documental, entrevista em profundidade e observação direta com gestores, lojistas e clientes da empresa.
Optou-se pela realização do presente estudo com o seguinte problema de pesquisa: como estratégias de marketing sensorial são utilizadas pela organização de móveis planejados?Assim, o objetivo do estudo: analisar como estratégias de marketing sensorial são utilizadas pela organização de móveis planejados. Especificamente, o estudo busca analisar como estratégias visuais, auditivas, olfativas, táteis e gustativas são utilizadas.
O marketing sensorial tem como ponto de partida a mente do consumidor e seus sentidos, e busca compreender os fluxos mentais, processos e reações psicológicas do consumidor que resultam de uma experiência multissensorial de marca (HULTÉN, 2011).Segundo Krishna (2010), o marketing sensorial compreende a abordagem de marketing que envolve os sentidos dos consumidores buscando afetar a percepção, avaliação e comportamento em relação a determinado produto/marca.
Este estudo classifica-se como estudo de caso, algo que compreende uma investigação detalhada sobre indivíduo, grupo ou organização, com pouco controle sobre o contexto analisado e buscando responder a questões explicativas sobre um fenômeno contemporâneo (YIN, 2015). O estudo adota a visão interpretativista, pois busca compreender significados e conceitos usados por atores sociais no seu ambiente natural e segundo o ponto de vista daqueles que vivenciam o fenômeno analisado.
A análise dos resultados contém evidências de que a empresa Formus utiliza os cinco sentidos humanos como estratégia de marketing sensorial para fortalecer sua marca. O marketing sensorial é aplicado na empresa através da visão, audição, olfato, tato e paladar, buscando criar um ambiente multissensorial para a marca. O marketing sensorial é aplicado na empresa através da visão, audição, olfato, tato e paladar, buscando criar um ambiente multissensorial para a marca.
Os resultados do estudo revelaram que a empresa utiliza várias estratégias de marketing sensorial, variando em intensidade conforme a natureza dos elementos sensoriais. Os elementos visuais são os mais utilizados, seguido do tato e o olfato, todos em pontos de contato da marca. Uma outra constatação é que a empresa utiliza os diferentes sentidos humanos de forma integrada, e nunca trabalha com eles isoladamente. Há sempre dois ou mais elementos sensoriais presentes numa mesma estratégia/ação.
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