Resumo

Título do Artigo

Testando a Influência do Mix De Produtos no Desempenho de Empresas Virtuais através de um Business Game
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mix de produtos
Market share
. Resultados financeiros

Área

Marketing e Gestão

Tema

Estratégias e Operações de Marketing

Autores

Nome
1 - Felipe Pusanovsky de Barros
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) - Campus Av. Pres. Vargas
2 - Marco Aurelio Carino Bouzada
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) - Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial

Reumo

Dentre as decisões na cadeia produtiva encontram-se qual o conjunto de produtos que proporcionarão menores gastos e melhores participações de mercado. Jogos de Empresas podem ser usados para dimensionar o impacto causado pela diversificação do portfolio de produtos sobre o market share e sobre os resultados financeiros de empresas, uma vez que, segundo Sauaia (2008), a simulação das atividades da empresa permite o exercício de estratégias sem comprometer a sua operação e o seu desempenho real.
O problema de pesquisa proposto é: Qual o impacto causado pela diversificação do portfolio de produtos sobre o market share e sobre os resultados financeiros de empresas virtuais participantes de um Jogo de Logística? Assim, estabeleceu-se o objetivo geral, que é a verificação do impacto causado o impacto causado pela diversificação do portfolio de produtos sobre o market share e sobre os resultados financeiros de empresas virtuais participantes de um Jogo de Logística.
São várias as motivações que levam as empresas a ampliarem seu leque de produtos. Segundo Koga (2004), o mix de produtos deve ser diversificado para atender às necessidades dos clientes, mas também ser simplificado o suficiente para atender às necessidades de custos de produção. Para Sauaia (2008) e Bouzada (2013), é possível usar Jogos de Empresas para testar elementos de pesquisa de Logística, relacionando à teoria existente, confirmando-a ou refutando-a.
A pesquisa foi quantitativa, descritiva, documental e de laboratório, com dados secundários provenientes de aplicações do jogo de Logística BR-LOG, entre os anos 2011 e 2014, referentes a 41 empresas fictícias, com análise das variáveis: Resultado financeiro, Market share e Mix de produtos. As análises procuraram demonstrar, por correlações entre as variáveis, se corroboraram ou não a literatura pesquisada. Os resultados dos coeficientes tiveram sua significância estatística avaliada.
Foi obtida uma correlação moderada positiva correlação entre as variáveis Mix de produtos e Market share, indicando que uma maior gama de produtos sugere uma maior participação de mercado da empresa que adote tal política de produção A correlação obtida entre Mix de produtos e Resultados financeiros não permitiu perceber haver uma relação clara entre essas variáveis, confirmando que a questão entre diversificar ou especializar trata-se de uma das mais difíceis de se responder.
A primeira hipótese sugere de forma moderada que um maior mix de produtos leva a uma maior participação de mercado, talvez se explique pela dificuldade de previsão da demanda de poucos produtos possa se diluir ao se fabricar uma maior gama de produtos. Uma previsão incorreta pode ser encoberta por outra mais assertiva Já a segunda hipótese apresentou uma correlação fraca, o que indica que um estudo mais abrangente, com maior amostra, poderá revelar uma conclusão mais consistente.
BOUZADA, M. A. C. Um jogo de Logística genuinamente brasileiro. 2001. Disponível em: . Acesso em: 18 jul 2015 KOGA, S. S. Estudo de caso: implementação de gerenciamento de portfolio de produtos. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2016. SAUAIA, A. C. A. Laboratório de gestão: Simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Barueri: Manole, 2008.