Resumo

Título do Artigo

VAMOS AS COMPRAS: O BOM VIZINHO FAZ A DIFERENÇA?

Palavras Chave

Estratégia competitiva
Empreendedorismo
Lojas de varejo

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ruan Carlos dos Santos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU
2 - Monica Cristina Rovaris Machado
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - Francisco Elder Escossio de Barros
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA) - Sobral
4 - THAIS HELENA MOREIRA PINHO
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU

Reumo

O Grupo Bom Vizinho enfrenta queda nas vendas em duas de suas filiais provocadas pela entrada de dois fortes concorrentes no mercado varejistas de Sobral-CE. A direção do grupo identifica os desafios de forma conjunta entre os proprietários, executivos e gestores por meio do levantamento dos pontos fortes como pontos da estratégia: a motivação de seus funcionários como consequência de vários programas de incentivo, desenvolvimento, promoção de talentos e o projeto da construção de um shopping.
- Definir estratégia e suas classificações; - Aplicar o processo de estratégia em empresa varejista para reduzir os impasses com os concorrentes; - Refletir sobre situações vividas por empreendedores e empresas do setor varejista; - Verificar a influência da concorrência no processo de gestão em lojas de varejo;
Este caso de ensino é uma história real, inspirado em experiências vividas por um dos administradores no contexto da gestão de lojas de varejo. Os dados foram obtidos por meio de relato da experiência de José. Os nomes foram adaptados ao longo do texto para torná-lo didático e atingir os objetivos propostos de aprendizagem, mas as situações são reais e foram preservadas como forma de manter a veracidade do caso.
Estratégias empresariais; Empreendedorismo; Teoria das organizações; Marketing;
MACIEL, C. O. CAMARGO, C. Lócus de controle, comportamento empreendedor e desempenho de pequenas empresas. Revista de Administração Mackenzie, v. 11, n. 2, p. 168-188, 2010. NETO, José F R. MUÑOZ-GALLEGO, Pablo A. SOUZA, Celso C. RODRIGUES, Wesley PRADELLA, Osvaldo. As conexões entre orientação empreendedora, capacidade de marketing e a percepção do desempenho empresarial: evidências empíricas das micro e pequenas empresas varejistas. RAM, v. 14, N. 3, São Paulo, mai/jun, 2013.