Resumo

Título do Artigo

Como é "soft" o nosso "power"! Os Antecedentes da Internacionalização da Música Brasileira em Portugal
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Palavras Chave

Soft power
Intenção de compra
Internacionalização

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

Autores

Nome
1 - Alexandre Rabêlo Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Amilcar Ferreira Sobral-CAFS
2 - José Milton de Sousa-Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Áurio Lúcio Leocádio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC

Reumo

Nota-se uma dicotomia entre os conceitos de tradição ou modernidade dos estilos musicais, ou uma dualidade relacionada à especificidade da música, sua territorialidade ou a ideia de que existem formas de música que são mais ou menos específicas de um determinado local (WADE, 2004). Portanto, o cosmopolitanismo, o etnocentrismo, o soft power e a intenção de compra podem ser vistos como antecedentes da internacionalização da música brasileira.
Tendo em vista a importância de estudos relacionados ao consumo de produtos culturais numa perspectiva de negócios internacionais, estabeleceu-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência do cosmopolitanismo, do etnocentrismo, do soft power e da intenção de compra na internacionalização da música brasileira? O objetivo da pesquisa foi compreender as influências do cosmopolitanismo, do etnocentrismo, do soft power e da intenção de compra na internacionalização da música brasileira.
Os consumidores cosmopolitas estão abertos para aprender com outras culturas e apreciam as diferenças e variedades de produtos existentes pelo mundo (FEATHERSTONE, 2002).O aumento do etnocentrismo do consumidor, têm obrigado as empresas a avaliar o efeito país de origem na construção de sua imagem global, no sentido de verificar o quanto sua imagem é favorável ou não (PECOTICH; WARD, 2007).A cultura é cada vez mais desterritorializada e não é necesesariamente limitada a locais específicos.
A presente pesquisa é descritiva, e utilizou-se de uma abordagem quantitativa (SILVA; MENEZES, 2001). Esse estudo utilizou uma amostra não probabilística, por conveniência (MALHOTRA, 2012). Nessa pesquisa foi utilizada uma amostra de 478 respondentes portugueses, distribuídos em 22 cidades de Portugal. A análise estatística foi executada com o auxílio do software SPSS 22.0 para análises descritivas, e do software SmartPLS 3.0 para a modelagem de equações estruturais.
Conforme o algoritmo PLS, o cosmopolitanismo influencia em 21,1% na intenção de compra do consumidor português em relação à música brasileira e em 10% na internacionalização da música brasileira. O soft power influencia em 60,2% na intenção de compra e em 25,2% na internacionalização da música brasileira. A intenção de compra exerceu uma influência positiva de 35,6% na internacionalização da música brasileira.
Os construtos que apresentaram uma influência significativa no que diz respeito à internacionalização da música brasileira foram os construtos intenção de compra, cosmopolitanismo e soft power. Em relação à intenção de compra, a disposição e a certeza para experimentar e/ou comprar produtos culturais brasileiros são aspectos significativos para a internacionalização da música brasileira, mesmo ocorrendo um impacto negativo do etnocentrismo sobre a intenção de compra.
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