Resumo

Título do Artigo

Um Modelo Conceitual para o Processo de Transferência do Conhecimento em Clusters
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Palavras Chave

Transferência do Conhecimento
Clusters
Parques Tecnológicos

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - VÂNIA SIMÕES LOPES FIORAVANTI
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - CAMPUS INDIANÓPOLIS
2 - Flávio Macau
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis

Reumo

O conhecimento se tornou indissociável do desenvolvimento das empresas. Empresas atuando de forma conectada, por meio de redes, podem desenvolver sistemas de troca de conhecimento a partir da interação umas com as outras. A rede pode ter habilidade em distribuir conhecimento, já que proteger recursos e competências como ativos de propriedade exclusiva é cada vez menos possível. Redes, e em especial clusters, podem facilitar a transferência de conhecimento e levar a um desempenho superior.
Na transferência do conhecimento entre organizações há fatores que podem inibir ou facilitar esse processo, levando a uma melhor gestão, melhorando e facilitando o fluxo entre os participantes. Na atuação em rede, como o cluster influencia na transferência de conhecimento entre as empresas? O objetivo é apresentar um modelo conceitual para estudo do processo de transferência do conhecimento entre empresas participantes de um cluster, identificando fatores que interferem neste processo.
A transferência de conhecimento no cluster tem dimensões como cooperação, relação com instituições de apoio e mobilidade da força de trabalho. Ela é multidimensional e envolve troca de técnicas, partilha de informações e complementaridade. Relações sociais informais, inclusive familiares, são importantes. No cluster há colaboração e competição, que na transferência do conhecimento se manifestam no receio de perda de competitividade e risco de oportunismo ao partilhar o conhecimento.
Este trabalho propõe um estudo exploratório, conceitual, para estudos sobre transferência do conhecimento em cluster, a partir de um estudo bibliográfico com coleta e análise de dados secundários, decorrentes de publicações científicas. A investigação, orientada para o levantamento das bases, foi desenvolvida a partir de artigos de periódicos de 2011 a 2016 sobre transferência do conhecimento, redes e cluster.
Verificou-se uma predominância de estudos com foco para a inovação, ao tratarem da intersecção entre gestão do conhecimento e cluster. Há também estudos de fatores isolados do processo de transferência do conhecimento, tais como cooperação ou relações sociais e o impacto para o desempenho do cluster. Foram delineados quatro pressupostos e fatores que podem facilitar ou inibir a transferência do conhecimento entre empresas inseridas no cluster.
No contexto de redes interorganizacionais e clusters a transferência do conhecimento é um desafio, principalmente a implantação de mecanismos que facilitem seu processo. A base conceitual, por meio dos 4 pressupostos, pode orientar os pesquisadores na realização de estudos sobre clusters. Como contribuição prática gerencial, essa base pode orientar gestores em estratégias que visem explorar ao máximo o potencial dos clusters.
BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. Redes de cooperação empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2008. CHENG, H.; NIU, M.; NIU, K. Industrial cluster involvement, organizational learning, and organizational adaptation. Journal of Knowledge Management, v. 18, n. 5, p. 971-990, 2014. GRIMPE, C.; HUSSINGER, K. Formal and Informal Knowledge and Technology Transfer from Academia to Industry. Industry and Innovation, v. 20, n. 8, p. 683-700, 2013.