Resumo

Título do Artigo

Inovação em redes de pequenas empresas, estudo de caso no setor da apicultura.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Redes
Inovação
Apicultura

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Celso Augusto Rimoli
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Mestrado em Administração
2 - Eduardo Clemente Alves
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - São Paulo

Reumo

Entre as diversas tendências que impactam o mundo dos negócios, duas alcançam grande destaque. Uma delas se materializa no fato de a sociedade estar cada vez mais interconectada e operando em redes, fazendo com que as empresas progressivamente formem redes de negócios para sobreviver e competir no mercado. A outra se traduz na importância crescente da inovação para a competitividade das empresas, seja em produtos, processos, formas de comercialização ou de organização interna do trabalho.
Problema de pesquisa: Como as variáveis sociais influenciam as inovações em redes de pequenas empresas? Objetivo Geral: Descrever como as variáveis sociais confiança, comprometimento e cooperação influenciam a inovação em redes de pequenas empresas agroindustriais.
São apresentados vários conceitos sobre redes de negócios e inovação. Com base neles, discorre-se sobre o surgimento, incorporação e repercussão das inovações em redes, o que permitiu a definição das variáveis do estudo e o desenvolvimento de questões a serem investigadas. Foram examinadas a teoria de Redes e suas abordagens fundamentais, bem como as Variáveis sociais: confiança, comprometimento e cooperação, a inovação e diversos aspectos relevantes a esse assunto e por fim Inovação em redes.
- Estudo de caso único - Estudo de natureza descritiva - Estudo qualitativo Os instrumentos de coleta foram construídos a partir de indicadores originados das definições de redes de negócios e de inovação: - Entrevistas em profundidade - Pesquisa de observação direta - Bases de dados secundários A unidade de análise deste estudo de caso é constituída pela rede composta pela Associação de Apicultores de Capão Bonito – AAPICAB, localizada no estado de São Paulo.
Foi atribuído à aplicação das inovações o incremento de confiança no âmbito da rede, a partir de uma base de conhecimento e nível de confiança. E quanto ao comprometimento e à cooperação na rede, à medida que as inovações trazem melhores resultados aos envolvidos as variáveis sociais ganham força, de forma cíclica. Ou seja, inovações, com seus resultados positivos, acabam por aumentar os níveis de confiança, de comprometimento e de cooperação existentes na rede.
Havia certo nível de confiança pré-existente no âmbito da rede antes mesmo da criação da AAPICAB, que foi gradualmente estimulada através da aplicação de inovações. Ou seja, cada mudança introduzida na rede, em geral era percebida como positiva pelo grupo, fazendo com que confiança entre eles se tornasse mais intensa. Como isso aconteceu muitas vezes, houve espaço para introdução de mais inovações na rede como uma espiral positiva. Nesse ciclo, as categorias comprometimento e cooperação entre os atores também têm sido estimuladas, podendo ser consideradas como efeitos resultantes da confiança.
CASTELLS, M. A sociedade em rede, v.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CHRISTENSEN, C.M. (1997), The Innovator’s Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail, Harvard Business School Press, Boston. GRANDORI, A.; SODA, G.; Inter-firm networks: MANUAL DE OSLO: Diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. OCDE Ministério da Ciência e Tecnologia. 3ª.ed., 2005. Disponível em: acessado em 13 out. 2014.