Resumo

Título do Artigo

ASPECTOS SOCIAIS NA COMPETITIVIDADE DO CLUSTER DE CONFECÇÕES DO AGRESTE PERNAMBUCANO
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Palavras Chave

Competitividade
Cluster
Confecções

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Aline Lacerda Lino da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Campus I - Campina Grande
2 - Sandra Maria Araújo de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA CAMPUS I
3 - Carlos César de Oliveira Lacerda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD
4 - Gêuda Anazile da Costa Gonçalves
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Reumo

Os clusters como fonte de vantagem competitiva tem integrado as prioridades nas discussões acadêmicas. Essas aglomerações de uma maneira geral representam um recorte geográfico, integradas por sinais de identidade coletiva (sociais, culturais, políticos, econômicos, ambientais ou históricos) que se constituem em ativos locais específicos, e fundamentais para geração de externalidades positivas num dado sistema econômico.
A questão de pesquisa que orienta a investigação é: Qual a contribuição dos aspectos sociais para a competitividade do cluster de confecções do agreste pernambucano? Diante disso, o objetivo do artigo foi identificar a contribuição dos aspectos sociais para a competitividade do cluster de confecções do agreste pernambucano, através das variáveis Estratégia de resultado orientada para o cluster (ZACARELLI et al., 2008), Confiança, Comprometimento e Cooperação (GIGLIO e RYNGELBLUM, 2009).
Nesta etapa define-se o conceito de clusters (PORTER, 1998) e suas implicações. Em seguida é discutido o conceito de competitividade dando enfoque aos aspectos sociais, onde discute-se a relevância da Confiança, Comprometimento, Cooperação (GIGLIO e RYNGELBLUM, 2009) e Estratégia de Resultado Orientada para o Cluster (ZACARELLI et al., 2008), considerando que além dos aspectos econômicos, estes fatores são de igual importância para influenciar a performance competitiva dos clusters.
Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Trata-se de um estudo de caso único pertinente ao cluster de confecções do agreste pernambucano. Foram utilizadas fontes primárias e secundárias de dados. Os dados primários foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e os dados secundários foram coletados em materiais divulgados pelas instituições que compõem o cluster. Para análise dos dados utilizou-se da análise documental e de conteúdo.
Em síntese nota-se, de acordo com os a pesquisa, que os principais ganhos de competitividade do cluster advém principalmente do que se denomina de estratégia coletiva estática (CUNHA e MELO, 2006) já que há o aproveitamento das economias de localização, a presença de articulação entre os atores, mas que necessita de algumas melhorias em relação a cooperação entre as empresas, elemento fundamental para o incremento de sua competividade.
As relações sociais do cluster, necessitam de mecanismos mais eficazes para que haja o alcance da eficiência coletiva. É necessário que haja mudança quanto à integração dos atores, fato este desafiador para as instituições, pois com à alta informalidade torna-se difícil fazer com essas ações cheguem a todos. Este estudo pode contribuir com as pesquisas sobre os aspectos sociais bem como sua relação com a competitividade, considerando que no cluster estudado esses aspectos se tornaram evidentes.
GIGLIO, E. M., RYNGELBLUM, A. L. Uma investigação sobre o ator consumidor na rede de pirataria e uma proposta de alternativa de estratégia de combate. RAM-Revista de Administração Mackenzie, v.10, n. 4. 2009. p.131-155. ZACCARELLI, S. B.; TELLES, R.; SIQUEIRA, J. P. L.; BOAVENTURA, J. M. G.; DONAIRE, D. Clusters e redes de negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008.