Resumo

Título do Artigo

ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ÚLTIMA DÉCADA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Engajamento no Trabalho
Bibliometria
Web of Science

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - SANDRA LEONARA OBREGON
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Adriana Porto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
3 - Lucas Charão Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
4 - Luis Felipe Dias lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas
5 - Vânia Medianeira Flores Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

O engajamento no trabalho foi apresentado inicialmente por Kahn (1990) em seu artigo intitulado de “Psychological conditions of personal engagement and disengagement”, que reconhecia o fenômeno em pessoas que se expressavam física, cognitiva e emocionalmente durante a execução do seu trabalho e defendia que trabalhadores engajados dispendiam mais esforços por haver identificação para com as atividades que realizavam.
É relevante a exploração do tema suscitando o seguinte questionamento: “como se apresenta o cenário das pesquisas sobre engajamento no trabalho no período de 2005 a 2014?”.Frente a este questionamento propõe-se a realização de pesquisa bibliométrica a qual tem por objetivo fazer uma análise dos artigos publicados sobre o tema Engajamento no Trabalho (Engagement at Work) a partir dos artigos disponíveis na principal coleção da base de dados Web Of Science (WOS) no período de 2005 a 2014.
Engajamento no trabalho diz respeito a extremidade em que o indivíduo experimenta a energia, comprometimento e sentimentos de eficácia, sendo definido como um "estado positivo relacionado com o trabalho que se caracteriza pelo vigor, dedicação e absorção da atividade" (SCHAUFELI, SALANOVA, GONZÁLEZ-ROMA, & BAKKER, 2002, p. 72). O constructo de engajamento no trabalho é multidimensional, definido por vigor, dedicação e absorção MASLACH, SCHAUFELI E LEITER, 2001; SCHAUFELI et al., 2002).
O estudo em questão foi realizado mediante a uma pesquisa bibliométrica, o qual tem por objetivo fazer uma análise dos artigos publicados sobre o tema Engajamento no Trabalho (Engagement at Work) a partir dos artigos disponíveis na principal coleção da base de dados Web Of Science (WOS) no período de 2005 a 2014. Classifica-se como uma pesquisa qualitativa sendo que os dados foram coletados por meio da base de dados Web Of Science (WOS) do Institute for Scientific Information (ISI).
As áreas temáticas com maior enfoque são Education Educational Research e Psycology. Os autores mais citados são Arnold Bakker, Eva Demerouti e Wilmar Schaufeli. As fontes-referência de periódicos são: Journal Of Immunology, Plos One, e Lecture Notes in Computer Science. As instituições destacadas são: Universidade de Toronto, Michigan e Norte da Carolina. Os países que mais publicam são: Estados Unidos e Inglaterra. Os “hot topics” em maior destaque são: Burnout, Social Support e Satisfaction.
Concluindo, ressalta-se que mesmo existindo uma quantidade substancial de periódicos publicados quanto ao tema engajamento no trabalho, tanto para fins acadêmicos quanto para o conhecimento da sociedade empresarial, o tema ainda é um campo vasto a ser explorado e de grande potencial de pesquisa.
KAHN, W.A. Psychological conditions of personal engagement and disengagement at work. Academy of Management Journal 33 (4), 692–724, 1990. SCHAUFELI, W., SALANOVA, M., GONZA´LEZ-ROMA, V., & BAKKER, A. B. The measurement of engagement and burnout: A two sample confirmatory factor analytic approach. The Journal of Happiness Studies, 3, 71–92, 2002. MASLACH, C., SCHAUFELI, W. B., & LEITER, M. P. Job burnout. Annual Review of Psychology, 52, 397–422, 2001.