Resumo

Título do Artigo

MUITO ALÉM DAS CURVAS: A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DAS MULHERES BRASILEIRAS PLUS SIZE NO VAREJO DE MODA
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Palavras Chave

Experiência de Consumo
Varejo
Plus size

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Indutivos

Autores

Nome
1 - Fernanda Bueno Cardoso Scussel
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
2 - Suele Camatini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Bernardete Cristina Rezende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGA- Programa de Pós Graduação em Administração
4 - Martin de La Martinière Petroll
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração

Reumo

Considerando a crescente relevância do papel estratégico da perspectiva experiencial para as organizações, este artigo investiga o conceito de experiência de consumo sob a ótica das consumidoras de moda plus size, cujo manequim seja igual ou superior a 44 (Winn, 2004; Betti, 2014), nicho que tem se tornado bastante relevante para a economia brasileira.
Como questão norteadora, buscou-se responder: como as consumidoras acima do peso avaliam a experiência de consumo no varejo de moda? Assim, o objetivo central deste estudo é investigar a experiência de consumo das consumidoras de moda plus size, uma vez que a experiência de consumo consiste em um construto maior, do qual a experiência de compra é parte integradora, com ênfase nos fatores capazes de promover ou comprometer a experiência.
A experiência de consumo é elemento chave na pesquisa sobre o consumidor (Caru & Cova, 2003). Neste sentido, a experiência consiste na ampliação da oferta de bens e serviços, por meio da utilização intencional de estímulos capazes de influenciar emocionalmente as pessoas (Pine & Gilmore, 1998; Schmitt, 2000).
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas 22 entrevistas em profundidade com consumidoras cujo manequim fosse igual ou superior a 44, conforme critério da literatura. As entrevistas foram transcritas e analisadas por análise de conteúdo categorial temática (Bardin, 2011). Os resultados foram interpretados utilizando a técnica de emparelhamento ou pattern-match (Laville & Dionne, 1999).
Foram identificadas cinco categorias temáticas: experiência pré-consumo, experiência de compra, experiência com o produto, experiência com a moda plus size e consequências da experiência de consumo.
As dimensões encontradas neste estudo para descrever a experiência de consumo das consumidoras plus size brasileiras constituem um ponto de partida útil na pesquisa sobre elementos, variáveis e determinantes da experiência de consumo, lacuna apontada por Brasil (2007) e ainda carente de desenvolvimento no âmbito das pesquisas acadêmicas.
Carù, A., & Cova, B. (2003). Revisiting consumption experience a more humble but complete view of the concept. Marketing Theory, 3(2), 267-286 Gentile, C., Spiller, N., & Noci, G. (2007). How to sustain the customer experience: An overview of experience components that co-create value with the customer. European Management Journal, 25(5), 395-410 Holbrook, M. B., & Hirschman, E. C. (1982). The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. JCR, 132-140