Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO E-COMMERCE: modelos de referência para uso ou reuso baseados em uma revisão da literatura de 2003 a 2014
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Revisão de literatura

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Indutivos

Autores

Nome
1 - Wilnei Aldir Schneider
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG
2 - Rafael Tezza
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG

Reumo

Com a Revolução da Informação, trocas passaram a ser efetuadas por meio da tecnologia da informação, através de computadores pessoais e uma rede mundial de comunicação. Diversas pesquisas têm procurado analisar o comportamento do consumidor neste novo mercado que é o comércio eletrônico. Diferentes teorias, principalmente derivadas da área da psicologia, têm sido adotadas. As mais utilizadas são Modelo de Aceitação da Tecnologia, Teoria da Ação Racional e Teoria do Comportamento Planejado.
Objetivos: 1 – classificar os antecedentes do uso (ou reuso) no contexto do e-commerce, confirmados nos estudos publicados entre 2003 e 2014 em periódicos científicos com sistema de avaliação Double Blind Peer Review; 2 – construir um modelo de referência para o constructo mencionado, além de um modelo geral, representando os antecedentes diretos dos três constructos centrais nas pesquisas sobre comportamento do consumidor no e-commerce (atitude, intenção e uso).
A fundamentação teórica do estudo apresenta o Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM). Busca-se explorar o contexto no qual a teoria foi elaborada e apresenta-se um modelo alternativo da TAM que surgiu alguns anos depois (DAVIS; BAGOZZI; WARSHAW, 1989). Acredita-se que o modelo original não deveria ser utilizado sem analisar o contexto no qual a teoria foi elaborada. Para analisar o e-commerce, acredita-se que é mais plausível o uso do modelo apresentado por Davis, Bagozzi e Warshaw (1989).
Realizou-se busca sistemática na literatura. O período temporal compreendido na pesquisa foi de 2003 a 2014, analisando-se artigos científicos empíricos em português e em inglês publicados em periódicos com sistema de avaliação Double Blind Peer Review. O levantamento foi realizado em nove bases de dados científicas. Após a aplicação de filtros, 29 documentos restaram para análise. Foram realizadas análises qualitativas dos resultados encontrados nestes documentos.
O principal foco das pesquisas é na análise da percepção dos usuários. Identificou-se que a percepção analisada é em relação a diferentes questões, tais como: benefícios; confiança; controle; conveniência; custo; facilidade de uso; fatores motivacionais; fatores sociais; prazer; qualidade; risco; utilidade; e valor. Outras questões também são pesquisadas e envolvem: experiência do usuário, atitude, intenção de uso, fatores externos, comportamento do usuário e características do indivíduo.
Comparando os resultados com uma anterior revisão da literatura, verificou-se que os trabalhos publicados no período de 2003 a 2014 utilizaram novos conceitos e novas teorias para explicar o comportamento do consumidor no comércio eletrônico. Acredita-se que o desenvolvimento de novas pesquisas sempre trará à discussão novos conceitos para explicar o comportamento do consumidor neste mercado, porque o uso de novos conceitos está relacionado ao desenvolvimento de novas teorias.
DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P. R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management Science, v. 35, n. 8, p. 982-1003, 1989. VILLAS, M. V.; MACEDO-SOARES, T. D. L. A.; RUSSO, G. M. Bibliographical research method for business administration studies: a model based on scientific journal ranking. Brazilian Administration Review, v. 5, n. 2, p. 139-159, 2008.