Resumo

Título do Artigo

Boicote Experencial
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Palavras Chave

Boicote Experencial
Boicote do Consumidor
Tipos de Boicote

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Indutivos

Autores

Nome
1 - Breno de Paula Andrade Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Departamento de Administração Pública

Reumo

O boicote é o ato do consumidor deixar de comprar um produto, serviço ou marcas em função dele(a) discordar de uma atitude ou o conjunto de atitudes e ações de uma determinada empresa (FRIEDMAN, 1999; KLEIN; SMITH; JHON, 2004; KOKU, 2011; SOULE, 2009). A literatura aponta seis tipos de boicote do consumidor, são eles: econômico, ecológico, religioso, de minorias, social e relacional. Há evidências empíricas de que o consumidor boicota em função de uma experiência negativa com um produto/serviço.
O consumidor realiza o boicote em função de uma experiência ruim usando um produto ou serviço oferecido por uma empresa? Identificar a existência do boicote experencial e aprofundar a discussão em relação aos tipos de boicote do consumidor.
O boicote do consumidor é um ato individual de repúdio de um consumidor em que ele(a) deixa de comprar produtos ou serviços por acreditar que o comportamento gerencial ou ideológico de uma empresa ou de seus stakeholders (diretos ou indiretos) fere seus pressupostos ou interesses (FRIEDMAN, 1999; KLEIN; SMITH; JHON, 2004).
A utilização da Grounded Theory neste trabalho não foi uma opção deliberada e sim o reflexo dos dados no ambiente virtual. Seguiu-se rigorosamente as orientações de Glasser (1992) e Strauss e Corbin (1998), além de reflexões já apresentadas por estudiosos brasileiros, tais como Bianchi e Ikeda (2006), Troccoli (2014), Godou, Bandeira-de-Mello e Silva (2006).
Cinco são as categorias que compõem o conceito de Boicote Experencial, sendo a categoria 'Qualidade Percebida Negativa' a central. As categorias secundárias são: Produtos/Serviços com Avarias; Resultados Não Entregues; Tempo de Vida Reduzido do Produto/Serviço; e Produtos/Serviços Incompletos.
O Boicote Experencial ocorre em função de uma experiência frustrada ou um conjunto de experiências frustradas de um consumidor que pode motivá-lo a boicotar um produto ou serviço. Tem-se como categoria central a qualidade percebida negativa por por consumidores em relação a um produto ou serviço oferecido, sendo as categorias secundárias os resultados não entregues, produtos ou serviços com presença de avarias ou incompletos e tempo de vida reduzido
Cruz e e Botelho, D.. (2015). Proposition of relational boycott. The Journal of the Iberoamerican Academy of Management, 13, 3, pp. 315 - 333. Friedman, M. (1999). Consumer Boycotts – effecting change trough the marketplace and the media. New York: Routledge. Klein, J. G.; Smith, N. C. e John, A.. (2004) Why We Boycott: Consumer Motivations for Boycott Participation. Journal of Marketing, 68, 92-109.