Resumo

Título do Artigo

O MÉTODO DE ESTUDO DE CASO APLICADO NO ENSINO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

estratégia de ensino
método do estudo de caso
ensino em contabilidade.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Utilização de Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Rodrigo Lucena de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis
2 - EDVALDA ARAUJO LEAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis

Reumo

A literatura aponta que o método de estudo de caso é capaz de preencher lacunas que outros mecanismos pedagógicos não conseguem com a mesma eficiência. O método em questão torna-se relevante no que concerne ao oferecimento de técnicas contemporâneas na educação contábil, principalmente, nos cursos de pós-graduação, propiciando melhorias na qualidade do ensino e proporcionando o contato com casos reais vivenciados nas organizações.
o problema que motivou o presente estudo é: Quais as habilidade e competências são evidenciadas com a aplicação do método do estudo de caso no processo ensino-aprendizagem na pós-graduação em Ciências Contábeis? Assim, o objetivo é investigar as habilidades e competências proporcionadas pela aplicação do método do estudo de caso no processo ensino-aprendizagem dos estudantes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.
Ikeda, Veludo-de-Oliveira e Campomar (2006) descrevem que o método de estudo de caso voltado para o ensino é uma ferramenta baseada na exposição de casos verídicos, cuja capacidade é a de fazer com que os alunos estudem, pensem e tomem decisões. Vasconcelos et al. (2013) complementam, afirmando que o uso método do caso para estudo contribui para que os discentes possam analisar situações-problema reais e, assim, possam discutir sugestões e decisões aplicadas para o ambiente empresarial.
A amostra é composta por 180 discentes matriculados em Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCCs) ministrados em dez estados brasileiros. Para a análise dos resultados, utilizou-se a apreciação descritiva dos dados e a análise fatorial exploratória. As assertivas propostas no instrumento envolveram a influência do método, a utilização e a preferência dos alunos, a aprendizagem por meio de casos e dificuldades para aprender por meio de casos.
Os resultados evidenciaram a preferência dos pós-graduandos por estudos de casos interdisciplinares e que os mesmos sejam utilizados em conjunto com outras ferramentas pedagógicas. Na análise fatorial, foram identificados dois fatores que explicam 62,03% da variação total dos dados. O Fator 1 foi caracterizado de ‘Habilidades e Competências Adquiridas com o Método do Estudo de Caso’, e o Fator 2 foi denominado de ‘Requisitos para Aplicação do Método do Estudo Caso em Sala de Aula’.
Os resultados deste estudo evidenciaram que, na opinião dos discentes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, o método do estudo de caso contribui para seu aprendizado e auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, tais como: a capacidade de comunicação, o trabalho em equipe e a aptidão para refletir sobre situações reais, podendo os mesmos os mesmos interligarem com a teoria estudada, o que auxiliará na análise crítica.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. COSTA. M. M; BARROSO, D. O método de casos no ensino da administração. Trabalho final da disciplina Técnicas de Ensino. Rio de Janeiro: EBAPE/FGV, 1992. DE ASSIS, L. B. et al. Estudos de caso no ensino da Administração: o erro construtivo libertador como caminho para inserção da pedagogia crítica. Rev. Adm. Mackenzie – RAM, São Paulo, v. 14, n. 5, p. 44-73, 2013.