Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE PRODUTOS DE ALTO CONSUMO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Propaganda.
Responsabilidade social corporativa.
Análise crítica do discurso.

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Dedutivos

Autores

Nome
1 - EDSON ROBERTO SCHARF
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - CCSA/PPGAD Administração
2 - PAULO ROBERTO VIEIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - BLUMENAU
3 - ALÉSSIO BESSA SARQUIS
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Grande Florianópolis
4 - Elton Belz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianopolis

Reumo

Ações mercadológicas interativas são uma das mais impactantes mudanças na relação anunciante-consumidor. Organizações criaram novos formatos de mensagem para responder demandas da sociedade. A Coca-Cola, ao lançar propaganda com a pretensão de participar da vida das pessoas com questões além do lucro, busca um relacionamento sólido com os seus consumidores. Como estes orientam a sua compra a partir da mensagem recebida, aspectos de responsabilidade social corporativa são levados em consideração.
Como consumidores interagem com marcas e orientam a compra a partir da mensagem, também aspectos relacionados à responsabilidade social corporativa são levados em consideração, segundo Morsing e Schultz (2006). O objetivo é analisar práticas de responsabilidade social corporativa e discussões acerca do consumo, presentes em comerciais da Coca-Cola. Com base na análise dos seus significados, são elaboradas contribuições a respeito dos crescentes movimentos de consciência no consumo.
Os conceitos abordados situam o leitor em relação a responsabilidade social corporativa, segundo Morsing e Schultz (2006); na discussão sobre marca, segundo Holt (2002); e quanto aos aspectos sígnicos, conforme McCracken (2012). Após as análises realizadas, foi realizada uma reflexão teórica. Os tópicos abordados foram “CSR e os desafios organizacionais”, “A marca e suas mensagens”, e “A significação da propaganda”.
A unidade de análise é o comercial de lançamento da campanha “2nd lives”. O comercial teve a intenção de estimular os consumidores a considerar o uso de tampas inovadoras das garrafas. A pesquisa documental parte do modelo conceitual de Scott e Lane (2000). Os dados foram interpretados com a análise textual (descrição de informações e metáforas), com a análise processual (prática discursiva) e com a análise social (efeitos socioculturais da prática discursiva), segundo Fairclough (1995).
São apresentadas as análises textual, processual e social para o comercial da Coca-Cola. Ele faz parte de uma campanha publicitária mais ampla que apresenta as ações de CSR da organização. Para atender ao proposto no estudo, basicamente se tomou o entendimento de Morsing e Schultz (2006) em relação a responsabilidade social corporativa; de Holt (2002) na discussão sobre marca; e a compreensão de McCracken (2003; 2012) quanto aos aspectos sígnicos e significados.
Este estudo analisou práticas de CSR e discussões acerca do consumo de uma propaganda da Coca-Cola. Fabricantes de bens de alto consumo, na maioria das vezes, têm um histórico de comunicação voltado aos seus produtos, com a ocupação principal de vender. O comercial “2nd Lives” comunicou a capacidade da empresa de se adaptar a um mundo em que o reuso dos bens é fundamental. Além disto, mostrou que a busca por soluções inovadoras para contribuir com essa nova abordagem da sociedade é relevante.
FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis: the critical study of language. London: Longman, 1995. HOLT, D. B. Como as marcas se tornam ícones. São Paulo: Ed. Cultrix, 2005. McCRACKEN, G. Cultura & Consumo II: Mercados, significados e gerenciamento de marcas. Rio de Janeiro: Mauad, 2012. MORSING, M.; SCHULTZ, M. Corporate social responsibility communication: stakeholder information, response and involvement strategies. Business Ethics: A European Review, vol. 15, n. 4, p. 323-338, 2006.