Co-criação é para todas as empresas e clientes? A relação entre comportamento de co-criação dos clientes e suas preferências de relacionamento com as empresas
Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos
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1 - GIOVANNA DE SOUZA SODRÉ UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - http://lattes.cnpq.br/7092699322187447
Reumo
A co-criação de valor se refere ao processo de interação entre empresa e consumidores
com o objetivo de criarem objetos ou serviços que tenham valor para as duas partes
(Grönroos, 2000).Este artigo contribui gerencialmente ao identificar que existem grupos de
consumidores que tendem a ter um comportamento de co-criação e também suas preferências
pelo empoderamento ou não.
O objetivo desse artigo é analisar se há diferença na preferência de tipos de
empresas, considerando as que empoderam os clientes e as que não o fazem, entre
clientes com maior ou menor tendência a ter comportamento de co-criação.
O termo co-criação é utilizado para se referir ao conhecimento do consumidor e sua
interação com o desenvolvimento do produto, utilizando este conhecimento como um input
do processo produtivo (Terblanche, 2014). O empoderamento é definido como um estado mental acompanhado por ações que
permitem que os consumidores façam suas próprias escolhas nos mercados, baseando-se em
suas necessidades, desejos e demandas (Tiu Wright, Pires, Stanton, & Rita, 2006).
Como instrumento de coleta, foi utilizado um questionário online havia uma pergunta
filtro questionando se o respondente frequentava regularmente academias de ginástica. Caso
respondesse que sim, ele era orientado a responder o restante do questionário imaginando suas
visitas a esta academia. Para este trabalho foi escolhida a academia de ginástica por se tratar
de uma empresa tipicamente de serviços em que os usuários interagem diretamente com os
funcionários e outros alunos.
Observa-se que há indivíduos nos quatro grupos,
ou seja, há indivíduos com alta pré-disposição à co-criação que têm alta preferência
por empoderamento das empresas, mas também há indivíduos com baixa pré-
disposição à co-criação que também têm esta preferência elevada. O mesmo ocorre
com indivíduos que têm baixa preferência pelo empoderamento.
Os resultados da pesquisa trouxeram implicações gerenciais, demonstrando
que existem diversos tipos de cliente e não é porque o cliente gosta de co-criar que
ele, necessariamente, prefira empresas que o empoderam. A co-criação pode exigir
recursos e mesmo clientes engajados no processo podem não ter as competências
necessárias para participarem desse processo.
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