Resumo

Título do Artigo

MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO:a percepção dos docentes do ensino superior privado no Brasil
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Palavras Chave

Trabalho
Docente
Ensino Superior Privado

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Míriam Rabelo Gontijo
FACULDADE NOVOS HORIZONTES (NOVOS HORIZONTES) - Campus 1
2 - Fernando Coutinho Garcia
FACULDADE NOVOS HORIZONTES (NOVOS HORIZONTES) - curso de mestrado acadêmico em administração

Reumo

O trabalho vem sofrendo alterações em sua forma desde a queda do fordismo. Essas alterações estão presentes em diversas esferas, assim como no trabalho do docente. Com o advento do ensino superior, alcançado pela privatização do setor, mais alunos estão em salas de aula, e o docente tem encontrado diversos desafios em seu cotidiano nas instituições.
Todas as mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais afetam os sistemas educacionais e impactam diretamente no trabalho do docente, que é aquele que lida diretamente com os alunos. A pesquisa tem como objetivo principal caracterizar a vida profissional do docente do ensino superior contemporâneo por meio de sua própria percepção, exposta pelas narrativas de Histórias de vida.
Procurou-se fazer uma revisão histórica sobre as mudanças nas formas de trabalho à partir da queda do fordismo, salientando a importância da terceira revolução industrial para que o trabalho se tornasse mais flexível e autônomo. Procurou-se ainda debater o trabalho do docente frente às mudanças no mundo do trabalho, discutindo-se as causas de intensificação e precarização do trabalho do professor, mostrando também os reflexos dos sistemas de gestão em sua vida.
Tratou-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, em foi utilizado o método Histórias de Vida para a coleta das narrativas de seis docentes que trabalham ou já trabalharam em grandes grupos educacionais. A análise dos relatos foi feita por análise de conteúdo.
As análise foram feitas com base nas categorias emergentes nos relatos, escolhidas pela frequência com que se repetiram. Foram elas: A intensificação dos esforços docentes; a precarização do seu trabalho; e os reflexos dos sistemas informatizados institucionais. Os relatos mostraram que a gestão das instituições privatizadas coopera para que os docentes tenham seu trabalho intensificado e desvalorizado, levando-os a uma piora das condições laborais
Compreendeu-se que o docente se encontra em uma posição delicada e fragilizada frente às corporações, que são gigantes no mercado educacional. Essa fragilização traz uma piora não apenas das condições de trabalho, mas também da renda dos docentes que têm seu trabalho pouco valorizado, mas que, mesmo assim, são muito cobrados no que tange a desempenho e resultados.
MENDONÇA NETO, O. R.; ANTUNES, M. T. P.; VIEIRA, A. M. Controle do trabalho docente: provocações foucaultianas para análise da gestão universitária. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 20, n. 3, p. 665-683, Nov. 2015 . NOGUEIRA, A.F.M.; OLIVEIRA, M.A.G. Mercantilização e relações de trabalho no ensino superior brasileiro. Rev. Ciênc. Admin., Fortaleza, v. 21, n. 2, p. 335-364,jul./dez. 2015.