Resumo

Título do Artigo

MARKETING DESDE A PESQUISA ATÉ A COMERCIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM UNIVERSIDADES: ESTUDO MULTICASO EM MINAS GERAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comercialização de Tecnologias
Estratégias de Marketing
Universidades Públicas Federais

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão da Propriedade Intelectual, Comercialização e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Ricardo Braga Veroneze
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Campus Sede
2 - Dalton de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - André Siqueira Rennó
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (UNIFORMG) - Formiga-MG
4 - Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE

Reumo

As aceleradas transformações econômicas, sociais e tecnológicas impactam a produtividade dos países. Entende-se que as universidades têm papel fundamental para que uma nação possa suportar esses desafios. No Brasil, as universidades, recebem um destacado papel a desempenhar para o desenvolvimento tecnológico nacional. Por outro lado, dadas as dificuldades das universidades brasileiras em lidar com o mercado, o uso do marketing emerge como solução para tentar sanar esse problema.
Quais são as principais estratégias e práticas de marketing utilizadas por universidades públicas de Minas Gerais? Visando atender a esta questão e tendo como base a orientação holística, o presente trabalho tem como objetivo principal: investigar as estratégias e práticas de marketing utilizadas, desde a pesquisa até a comercialização de tecnologias, por universidades federais situadas no estado de Minas Gerais.
A relação universidade-empresa-estado tem potencial para fomentar o processo de inovação, pois integra ciência e tecnologia. (ETZKOWITZ; LEYDESDORFF, 2000). As universidades começam a ser entendidas como espaços de criação de tecnologias (PRATA, 2013) sendo que segundo Malvezzi e Zambalde (2013) ao utilizar uma abordagem orientada para o marketing as universidades terão a possibilidade de desenvolver práticas e estratégias focadas na comercializão de tecnologias.
Foi realizada uma revisão sistemática bibliográfica com os termos marketing, inovação e universidade, em periódicos disponíveis no Science Direct. Assim, foi proposto um modelo conceitual fundamentado na orientação holística. Definido o modelo, passou-se para etapa de campo que foi executada em 2015 sendo conduzida por meio de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado, realizadas com atores-chave envolvidos no processo de inovação e comunicação na UFMG, UFJF, UFV e UFLA.
As estratégias e práticas utilizadas para fomentar a atividade comercial a partir da pesquisa acadêmica demonstram que há muito a fazer para a formação de uma cultura empreendedora no ambiente acadêmico, que inicia pelo estreitamento das relações com o mercado, passando pela formação básica em empreendedorismo e proteção intelectual, alcançando a revisão de normas e procedimentos internos para catalisar o processo de transferência e licenciamento de tecnologias.
Todos os NIT’s apresentam pessoas que cuidam dos assuntos ligados ao marketing e comunicação das tecnologias. Apesar das habilidades de marketing dos NIT’s terem evoluindo ainda falta planejamento e monitoramento por parte de quase todas as universidades visando uma efetiva aplicação das ações visando a comercialização das tecnologias. Percebe-se o marketing como uma área funcional isolada e com reduzida capacidade de pensar de forma holística a comercialização das tecnologias universitárias.
Todos os NIT’s apresentam pessoas que cuidam dos assuntos ligados ao marketing e comunicação das tecnologias. Apesar das habilidades de marketing dos NIT’s terem evoluindo ainda falta planejamento e monitoramento por parte de quase todas as universidades visando uma efetiva aplicação das ações visando a comercialização das tecnologias. Percebe-se o marketing como uma área funcional isolada e com reduzida capacidade de pensar de forma holística a comercialização das tecnologias universitárias.