Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM A PARTIR DOS ERROS TAMBÉM INFLUENCIAM OS COMPORTAMENTOS INOVADORES NO TRABALHO
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Palavras Chave

Aprendizagem a partir de Erros.
Comportamentos Inovadores no Trabalho.
Indústria Farmacêutica.

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Antonio César Barbarini
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo
2 - Diógenes de Souza Bido
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas
3 - Silvania da Silva Onça
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo - SP

Reumo

Os erros e falhas na organização podem representar uma grande oportunidade de aprendizado e inovação quando tratados adequadamente, pois nem todos os erros e falhas devem ser classificados da mesma maneira já que uma falha que tenha ocorrido em operações previsíveis ou por negligência diferencia-se de uma falha que tenha ocorrido por experimentação ou comportamento inovador no trabalho.
O presente estudo tem como objetivo principal examinar as relações entre os fatores que influenciam a aprendizagem a partir dos erros e os comportamentos inovadores no ambiente de trabalho em uma organização multinacional do segmento farmacêutico. Como objetivos específicos, busca: adaptar e validar as escalas de mensuração dos fatores relacionados à aprendizagem a partir dos erros e dos comportamentos inovadores no trabalho para o contexto brasileiro, e estudar as relações entre os construtos.
Na indústria farmacêutica, a questão dos erros ou falhas pode ser interpretada por diferentes perspectivas, considerando-se, por exemplo, onde se pode errar e quando se pode errar. As falhas em experimentos relacionados à pesquisa de novos produtos podem trazer aprendizagem e inovações significativas, como no caso do Viagra, que foi originalmente desenvolvido para tratar a angina (CANNON; EDMONDSON, 2005); mas falhas em um processo de produção podem trazer consequências mais sérias.
Participaram do estudo, 146 funcionários oriundos de diferentes áreas da organização. Os dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais.
Ambos os construtos foram modelados como variáveis latentes de segunda ordem e apresentaram validade convergente, discriminante e confiabilidade adequadas. O coeficiente estrutural foi de 0,618 (p<0,001 – R² = 38%), confirmando a hipótese de que fatores que influenciam a aprendizagem (FAE) a partir dos erros influenciam os comportamentos inovadores no trabalho (CIT).
A capacidade de as empresas aprenderem rapidamente a partir dos erros e experimentos, aproveitando o potencial do capital humano existente, especialmente por meio dos CIT, pode ser um aspecto crítico para diferenciação no mercado e para a obtenção de vantagem competitiva.
PUTZ, D; SCHILLING, J; KLUGE, A; STANGENBERG, C. Measuring organizational learning from errors: development and validation of an integrated model and questionnaire. Management Learning, v. 44, n. 5, p. 511-536, 2012. DE JONG, J. P. J.; DEN HARTOG, D. N. Measuring innovative work behaviour. Creativity and Innovation Management, v. 19, n. 1, p. 23-36, 2010.