Resumo

Título do Artigo

Análise da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem pelos gestores de Educação a Distância no contexto do Projeto Aluno Integrado da UFSC
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ambiente Virtual de Aprendizagem
Educação a Distância
Instrumento de Gestão

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Paulo Cristiano de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC
2 - Maricel Karina López Torres
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
3 - Carolina Schmitt Nunes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Engenharia e Gestão do Conhecimento
4 - marina keiko nakayama
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Reumo

O desenvolvimento de soluções em Tecnologia da Informação (TI) tem influenciado a expansão e a oferta de cursos em Educação a Distância (EaD). A estruturação desses cursos, baseada em tecnologias digitais, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), adquire um papel importante nesse contexto. Entretanto, há lacunas sobre o emprego dessas tecnologias no gerenciamento da modalidade.
O problema desta pesquisa é: “Qual a visão dos gestores do Projeto Aluno Integrado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre a utilização do AVA para a gestão da Educação a Distância?” O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma análise da utilização do AVA pelos gestores, no contexto do Projeto. Este artigo tem como principal contribuição promover a discussão sobre o AVA, no contexto da gestão da EaD, elucidando suas fragilidades enquanto instrumento de gestão.
O papel da Tecnologia da Informação nas organizações mudou, de forma significativa, ao longo do tempo (LAURINDO, 2008). Nas atividades em Educação a Distância (EaD), o AVA, que é a tecnologia foco deste estudo, viabiliza a integração de diferentes ferramentas, recursos e TI, em estruturas ou plataformas na web (PEIXOTO e SILVEIRA, 2014). Entretanto, na EaD utiliza-se o AVA, predominantemente, como ferramenta de apoio para o aprendizado e, de forma incipiente, como apoio ao processo de gestão.
Utiliza-se o método da Grounded Theory (STRAUSS e CORBIN, 2008). Os resultados apresentados correspondem à sua primeira etapa que busca a aproximação inicial dos pesquisadores com o campo da pesquisa. O contexto para coleta de dados compreendeu o Projeto Aluno Integrado e seus gestores no âmbito da UFSC. O projeto era direcionado para formação em TI de alunos do ensino médio de escolas públicas de Santa Catarina.
Os gestores do núcleo estratégico no âmbito da UFSC, não utilizavam ou pouco utilizavam o AVA para suas atividades no Projeto. As informações eram geradas manualmente pelos tutores e orientadores de tutoria. Em suas falas, todos enfatizaram que têm interesse em utilizar o AVA na gestão do Projeto, mas as limitações técnicas e, eventualmente, de concepção do próprio AVA, acabavam restringindo a utilização gerencial do ambiente.
A análise aponta para a necessidade de uma redefinição do papel do AVA, por ora essencialmente pedagógico, no contexto do Projeto Aluno Integrado. Ele também deve atender aos gestores, na medida em que há, por exemplo, a necessidade de garantir a correta aplicação dos recursos financeiros. Esse quadro converge com a percepção inicial do estudo, de que as fragilidades do AVA, enquanto instrumento de gestão compreendem em uma lacuna que precisa ser investigada nas próximas etapas da pesquisa.
LAURINDO, F.J.B. Tecnologia da Informação: planejamento e gestão de estratégias. São Paulo: Atlas, 2008. PEIXOTO, V.A.C.; SILVEIRA, D. S. Educação a distância e ambientes virtuais de aprendizagem: notas introdutórias sobre teoria e prática. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014. RIBEIRO, E.N.; MENDONÇA, G.A.A.; MENDONÇA, A. F. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EaD. In: 13. CIAED - Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, 2007, Curitiba.