Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS: um estudo com dados da CIS
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Palavras Chave

Inovação
Informação
Conhecimento

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

Autores

Nome
1 - Maxwell Ferreira de Oliveira
FEA-RP/USP - Ribeirão Preto
2 - SIMONE VASCONCELOS RIBEIRO GALINA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP
3 - Geciane Silveira Porto
FEA-RP/USP - Departamento de Administração

Reumo

A interação da empresa com o ambiente determina seu acesso a uma diversidade particular de recursos e a aprendizagem resultante permite às empresas transformarem seus recursos em inovação. Deste modo, a linha mestra que norteia esta pesquisa é a importância de se entender à relação da informação e conhecimento absorvido com a capacidade das organizações em inovar. Neste sentido, o processo de inovação é muitas vezes estudado tanto como algo que ocorre no ambiente interno das firmas e na figura do empreendedor, quanto no ambiente relacional das empresas.
Este artigo se propõe a captar estas duas vertentes do processo de inovação: internamente, com a informação e conhecimento gerado nos departamentos de P&D das empresas e externamente por meio do relacionamento com agentes do seu ambiente institucional (fornecedores, clientes, universidades, etc.). Este tema muitas vezes apresenta sutilezas e dificuldades em sua análise e interpretação. Desta forma definiu-se como problema de pesquisa: Como as empresas portuguesas adquirem a informação e o conhecimento necessários para aumentar a capacidade de inovação?
A OECD e EUROSTAT (2005) colocam que é necessário melhorar o entendimento de como o aumento nos fluxos de informação e o conhecimento afetam a inovação. Neste sentido, Santos e Amato Neto (2008) afirmam que a literatura tem colocado como um dos principais desafios organizacionais das próximas décadas a capacidade empresarial de construir vantagens competitivas duradouras. Desta forma, o conhecimento e a capacidade de inovação são fatores-chave de sucesso e possibilitam uma melhor compreensão e atendimento das necessidades dos consumidores por produtos e serviços, diferenciação no mercado, etc
Nesta pesquisa são utilizados os dados bianuais de 2012 referentes a Portugal disponibilizado pela Community Innovation Survey (CIS) para examinar como as empresas portuguesas adquirem a informação e o conhecimento necessário para aumentar a capacidade de inovação (EUROSTAT, 2014). Os dados são analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariada. Para a análise da influência da informação e conhecimento na inovação das empresas portuguesas, adotou-se um modelo multivariado de análise fatorial visando à redução do número de variáveis (HAIR Jr et al. (2005).
A maior parte dos gastos das empresas com atividades de inovação no ano de 2012 foram com despesas relacionadas a atividades de P&D realizadas dentro da empresa (43,9%) e em despesas com a aquisição de maquinaria, equipamento, software e edifícios (38,8%). Este resultado demonstra que ainda falta uma maior aproximação e investimento das empresas portuguesas em parcerias com instituições de pesquisa e ensino. Isto possivelmente representa uma excelente oportunidade de aquisição de informação e conhecimento que não está sendo aproveitada.
Por fim, a análise fatorial das onze variáveis confirmou que o fator que recebeu o nome de “educação” explica 57,36% da variância. Assim, uma sugestão desta pesquisa para futuras políticas públicas seria criar incentivos para uma maior aproximação das empresas com as instituições de ensino e pesquisa, já que Portugal possui bom desempenho neste quesito “sistemas de pesquisa abertos, excelentes e atraentes” conforme o European Innovation Scoreboard (EIS) da European Commission (2016).
European Commission. European Innovation Scoreboard 2016. Belgium: European Union, 2016. EUROSTAT. Community Innovation Survey (CIS), 2014. HAIR JR., J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. OECD; EUROSTAT. Oslo Manual: Guidelines for Collecting and Interpreting Innovation Data.Third Edition. Paris: OECD, 2005. SANTOS, Isabel Cristina dos; AMATO NETO, João. Gestão do conhecimento em indústria de alta tecnologia. Prod., São Paulo , v. 18, n. 3, Dec. 2008.