Resumo

Título do Artigo

ALÉM DA LINHA DE CHEGADA: um estudo sobre satisfação, intenção comportamental e identidade atlética de corredores de rua
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Palavras Chave

Marketing esportivo
Satisfação
Intenção Comportamental

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

Autores

Nome
1 - Thiago Pereira Mattos Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Reumo

Os eventos esportivos modernos não são caracterizados apenas por um pequeno número de indivíduos bem pagos e assistidos por milhões, há também milhões de pessoas que também participam de eventos não profissionais. As pesquisas atuais em eventos são dominadas por estudos com espectadores em grandes eventos esportivos, portanto, existem boas oportunidades de pesquisa com participantes amadores de eventos esportivos.
O objetivo desse estudo foi investigar a relação entre Satisfação, Intenção Comportamental e o nível de Identidade Atlética no contexto de eventos de corrida de rua no Brasil. Foi realizada uma survey com 120 participantes de duas provas de corrida tradicionais. Testamos as hipóteses: H1: A satisfação com participação em um evento de corrida de rua influencia de maneira positiva a intenção comportamental dos participantes desse evento. H2: A maior Identidade Atlética dos participantes de um evento de corrida de rua aumenta a possibilidade do corredor revisitar e recomendar a prova para amigos.
A intenção comportamental foi mensurada como uma variável multidimensional que consiste na intenção de: (a) revisitar o evento esportivo no futuro; (b) fazer boca-a-boca positivo para possíveis participantes, dois importantes componentes da lealdade do consumidor (Koo; Byon & Baker III, 2014). Utilizamos o conceito de Identidade Atlética como o grau de importância e exclusividade dado ao papel de atleta que é mantido pelo indivíduo e influenciado pelo ambiente em que vive (Cieslak; Fink, & Pastore, 2005).
Foi realizada uma survey com 120 participantes das edições de 2015 de duas provas tradicionais do calendário brasileiro de corridas de rua: ‘Volta da Pampulha’ e ‘Dez Milhas da Garoto’. O questionário foi dividido em quatro seções: (1) satisfação; (2) intenção comportamental; (3) identidade atlética e (4) perfil do participante (informações sócio demográficas e sobre a rotina de treinos de corrida). Foram utilizadas escalas validadas inclusive em trabalhos com corredores de rua (Koo, Byon & Baker III, 2014; Hallmann & Wicker, 2012; Cieslak, Fink & Pastore, 2005; Cabrita et al, 2014)
A regressão indicou que a ‘Satisfação’ possui uma relação positiva e significante com a ‘Intenção Comportamental’ dos participantes em recomprar e recomendar os eventos de corrida de rua. Nas duas análises de regressão múltipla realizadas os valores de significância do teste F são menores que 0,05 permitindo aceitar a hipótese H1. O estudo testou a hipótese H2 através da análise de variância (ANOVA) para um fator. Os testes mostraram que não há diferenças significativas entre os três grupos (com p>0,01). A partir dos testes apresentados, a hipótese H2 não é suportada.
Ao confirma a hipótese H1, o presente estudo faz sua contribuição teoria ao testar a relação (satisfação versos intenção comportamental) no contexto específico de eventos de corrida de rua no Brasil. Os resultados encontrados nas ao testar a hipótese H2 contradizem os achados de Lough; Pharr & Owen (2014). Em survey realizada com corredores norte-americanos, os autores apontam a Identidade Atlética como bom preditor de intenção de compra além de influenciar a habilidade dos corredores reconhecerem os patrocinadores de eventos de maratonas.
Cieslak, T.; Fink, J.; Pastore, D. Measuring the athletic identity construct: Scale development and validation. Journal of Sport & Exercise Psychology, v. 27(Suppl.), S48, 2005. Lough, N. L.; Pharr, J. R.; Owen, J. O. Runner identiy and sponsorship: evaluating the rock n’ roll marathon. Sports Marketing Quarterly. v. 23, p. 198-211, 2014. Koo, S. K.; Byon K. K; Baker III, T. A. Integrating Event Image, Satisfaction, and Behavioral Intention: Small-Scale Marathon Event. Sport Marketing Quarterly, v. 23, p. 127-137, 2014.