Resumo

Título do Artigo

Exposição ao Risco em Redes Interorganizacionais: Estudo Exploratório em Redes de Board Interlock na Alemanha e nos Estados Unidos.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Board Interlock
Relações Interorganizacionais
Informações Estratégicas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Marcos Vinícius Bitencourt Fortes
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - São Leopoldo - RS
2 - Douglas Wegner
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Iuri Gavronski
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O fenômeno board interlock, consiste na presença de um mesmo conselheiro compartilhado e presente em mais de uma empresa ao mesmo tempo (Mizruchi, 1996), isto contribui para a manutenção de uma relação mais próxima entre as empresas (Hernandez, Sanders e Tuschke, 2015). Partindo do pressuposto que este fenômeno ocorre de maneira intencional e não aleatória, considera-se que a decisão de realizar um board interlock é uma decisão estratégica e deliberada.
Eventuais relações indiretas entre concorrentes colocariam em risco informações estratégicas da empresa focal. Deste modo, conhecer a extensão destas relações e de que maneira coloca-se em posição de risco torna-se relevante para as empresas imersas na rede de relações interorganizacionais. Portanto, o objetivo principal deste estudo pode ser definido como: explorar a exposição ao risco de vazamento de informações estratégicas em redes de board interlock em diferentes contextos nacionais.
O Board of Directors ou Conselho de Administração possuí três principais funções nas organizações: monitorar e aconselhar o executivo principal, baseado nos princípios da teoria da agencia, e prover links para organização com o ambiente externo, baseado na teoria da dependência de recursos (Verwaal, 2003). Este artigo sustenta-se nesta terceira função, de prover links com o ambiente externo por meio de uma rede de empresas interrelacionadas por board interlock.
Este estudo tem como característica sua natureza descritiva e exploratória. As evidências empíricas utilizadas possuem como foco as 30 maiores empresas de capital aberto da Alemanha e dos Estados Unidos da América no mês de abril de 2016. A partir de 2.289 observações (conselheiros e executivos), construiu-se as redes de board interlock, comparou-se as estruturas das redes por meio de Teste T e efetuou-se o mapeamento das relações indiretas entre concorrentes em ambos países.
Os resultados apresentam apresentam contribuições teóricas e gerenciais. Em termos teóricos identifica-se que os riscos associados ao vazamento de informações estratégicas em redes com estruturas distintas, além disto, o presente estudo contribui para literatura acerca dos possíveis papéis desempenhados por intermediários em relações tríades ao identificar nova circunstância. Em termos gerenciais, identifica-se o mapeamento da rede de board interlock como importante ferramenta de gestão
Este estudo teve como objetivo explorar a exposição ao risco de vazamento de informações estratégicas em redes de board interlock em diferentes contextos nacionais. Por meio do mapeamento da rede de board interlock existente entre as maiores empresas de capital aberto da Alemanha e dos Estados Unidos foi possível realizar a comparação entre os diferentes contextos nacionais e identificar evidencias de relacionamento indireto entre concorrentes.
Hernandez, E., Sanders, W. M. G., & Tuschke, A. (2015). Network Defense: Pruning, Grafting, and Closing To Prevent Leakage of Strategic Knowledge To Rivals. Academy of Management Journal, 58(4), 1233–1260. Mizruchi, M. S. (1996). What Do Interlocks Do? An Analysis, Critique, and Assessment of Research on Interlocking Directorates. Annual Review of Sociology, 22(1), 271–298. Verwaal, E. (2003). The Blackwell Handbook of Strategic Management. Long Range Planning, 36(3), 314–316.