Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Recrutamento
Seleção
Redes Sociais

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - PAULO HENRIQUE KUBO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
2 - Alessandra Demite Gonçalves de Freitas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
3 - Enise Aragão dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - São Carlos

Reumo

A rápida evolução tecnológica que vivemos no mundo atual e o vertiginoso aumento do uso das redes sociais no Brasil vêm criando dentro das empresas uma cultura crescente de utilização de tais ferramentas para agregar valor ao seu negócio. Estudos já publicados sobre o tema trazem resultados bastante receptivos por parte das empresas em relação a esta nova prática. Estudo realizado pela JobVite, com 800 empresas norte-americanas, das quais 89% revelaram que pretendiam usar as redes sociais virtuais no ano de 2011 para fins de recrutamento, com 2/3 das contratações.
O principal objetivo desta pesquisa é analisar como as redes sociais têm sido utilizadas pelas empresas brasileiras como ferramenta para recrutamento e seleção de pessoas. Para auxiliar na consecução desse objetivo, especificamente, pretende-se: a) apresentar as principais redes sociais em uso no Brasil; b) pesquisar sobre as redes sociais mais utilizadas pelas empresas no que tange à recrutamento e seleção de pessoas; c) discutir a respeito do que está sendo praticado pelos profissionais de recrutamento e seleção das empresas analisadas e comparar com a literatura disponível.
Devemos destacar que o uso das redes sociais virtuais para a realização do recrutamento e seleção tem aspectos positivos e negativos. Dentre as vantagens está o custo inexistente à medida que as redes sociais virtuais são gratuitas, e se tornam mais importantes ainda se a empresa quiser atingir o público jovem. Há uma maior agilidade no processo e permite o contato com uma maior quantidade e variedade de candidatos, além de ser uma pesquisa direcionada (GOMES, 2011). Por outro lado, as desvantagens estão relacionadas à limitação de informações apresentadas nos perfis dos candidatos nas redes
Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa . Também se trata de uma pesquisa exploratória com a realização de entrevistas semiestruturadas e a coleta de dados com 06 profissionais de 06 empresas diferentes de diferentes segmentos. A técnica utilizado para a análise dos resultados foi a análise explicativa.
Todos os profissionais foram unânimes em afirmar que utilizam, em algum momento, as redes sociais durante alguma etapa do processo de recrutamento ou seleção. Boa parte das organizações vem inserindo gradativamente as novas tecnologias às suas rotinas tradicionais, como mostra a pesquisa, onde quatro das empresas entrevistadas afirmaram ter incorporado há menos de quatro anos as redes sociais em seus processos, confirmando a tese de Inácio e Gulini (2015), que afirma que as redes sociais surgiram para revolucionar as relações de tempo e espaço.
De acordo com as empresas entrevistadas, quanto ao processo de recrutamento e seleção, os métodos tradicionais não serão substituídos neste momento. As novas tendências que a tecnologia da informação traz, complementarão os métodos clássicos já existentes e agregarão maior vantagem competitiva às organizações que souberem explorar de forma mais eficiente os benefícios que as novas ferramentas apresentam. O mesmo vale para os candidatos. Aqueles que souberem utilizar as redes sociais e as novas tendências adequadamente poderão potencializar suas virtudes, ampliar sua exposição de forma positiva
INACIO, F. D.; GULINI, A. S. As redes sociais como ferramenta no processo de recrutamento e seleção de pessoas. Revista de Extensão e Iniciação Científica UNISOCIESC, Joinville, v.2, n.3, p. 26-34, abr. 2015. JESKE, D.; SHULTZ, K.S. Using social media content for screening in recruitment and selection: pros and cons. Work, Employment and Society, v. 30, n.3, 535–546, 2016. KLUEMPER, H.; ROSEN A. P., Future employment selection methods: evaluating social networking web sites. Journal of Managerial Psychology, v. 24, n.6, pp.567, 580, 2009. LEMES, A. G.; WESCHENFELDER, G. V. A influência das red