Resumo

Título do Artigo

VALORES ORGANIZACIONAIS: PERCEPÇÕES E DESAFIOS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Valores organizacionais
Economia Solidária
Empreendimentos Solidários.

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Rita de Cássia Trindade dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CCSH
2 - Bruna de Vargas Bianchim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Vânia Medianeira Flores Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

A percepção dos valores organizacionais pelos indivíduos possui relação direta sobre seu comportamento, o modo pelo qual compreendem a dinâmica organizacional e, possivelmente, sobre seu comprometimento. O conhecimento sobre tal percepção fornece importantes subsídios para verificar de que maneira os objetivos organizacionais são internalizados frente aos diferentes modelos mentais capazes de uma diversidade de interpretações (TAMAYO, 2008).
O seguinte problema de pesquisa servirá como fio condutor desse estudo: qual a percepção da coordenadora geral e dos integrantes do feirão colonial sobre os valores que regem o Projeto Esperança/Cooesperança quanto aos desafios da gestão e o alinhamento entre os valores dos indivíduos e da organização? O problema de pesquisa do presente estudo remete ao objetivo geral de analisar as percepções da coordenadora geral e integrantes de empreendimentos solidários de uma organização de Economia Solidária quanto aos valores organizacionais e os desafios para a gestão.
A origem, por que ambos expressam interesses e motivações, o desenvolvimento pelo fato de que as exigências advêm das necessidades e motivações do indivíduo e não podem ser negligenciadas e a função, por criar e manter a identidade organizacional, motivar um ambiente que favoreça o bem estar da organização e do trabalhador (TAMAYO, 2008).
O presente estudo caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo exploratório, com abordagem de investigação qualitativa, cuja coleta de dados foi feita por meio de pesquisa documental e bibliográfica e entrevista semiestruturada com a coordenadora geral e 24 representantes de empreendimentos. A organização objeto desse estudo foi a Cooperativa mista dos pequenos produtores rurais e urbanos vinculados ao Projeto Esperança/Cooesperança Ltda. Configurada como uma organização da Economia Solidária.
A análise dos dados procedeu-se inicialmente por meio da pesquisa documental para descrição da organização e levantamento dos valores organizacionais e após, a análise de conteúdo seguindo as etapas de pré-análise, exploração ou análise do material e o tratamento dos resultados, a interferência e a interpretação conforme indicado por Bardin (2011).
Os relatos obtidos permitiram mapear as percepções em relação aos valores organizacionais em três conjuntos distintos: valores identificados, valores a aprimorar e valores não identificados. Dentre os primeiros, os mais incidentes são qualidade de vida, desenvolvimento humano e identificação. A participação, cooperação e solidariedade foram identificados como valores a aprimorar, já os valores de cidadania, mística cristã e agroecologia não foram identificados.
GUERRA, A. C. Os valores da economia solidária e os valores do trabalho: um estudo em empreendimentos econômicos solidários. 2014. 157f. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014. SCHWARTZ, S. H. Universals in the content and structure of values: theoretical advances and empirical tests in 20 countries. In: ZANNA, M. (Ed.). Advances in experimental social psychology. New York: Academic Press, v. 25, p. 1-65, 1992.