Resumo

Título do Artigo

FLORESCIMENTO ORGANIZACIONAL: UM OLHAR A APRTIR DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
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Palavras Chave

Florescimento
Pessoas
Trabalho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Linéia Carneiro
FACULDADE SANTO AUGUSTO (FAISA) - Santo Augusto-RS
2 - Adriane Fabricio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa maria rs
3 - Liane Beatriz Rotili
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - PPGDES

Reumo

Ao encontro da psicologia e do comportamento positivo, o termo “florescimento” refere-se a uma circunstância de prosperidade, de desenvolvimento e a um estado progressivo de satisfação e bem-estar no contexto do trabalho (Siqueira, 2014). Diehla, Haya e Bergb (2011), defendem que para que se estabeleça um estado psicológico que favoreça o florescimento se faz necessário o individuo vivenciar três vezes mais afetos positivos do que negativos, demonstrando que os estados emocionais positivos possibilitam distinguir os indivíduos que florescem.
Atualmente o Brasil passa por um momento de crise política e econômica, isso faz com que as pessoas sejam atingidas de várias formas, o presente estudo foi realizado com 47 alunos de cursos de graduação e pós-graduação que residem na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e busca identificar se as dimensões de Florescimento Organizacional estão presentes na maioria desses estudantes a partir da EFLOT proposta por SIQUEIRA (2014)
As pessoas alcançam o florescimento quando experimentassem um alto grau de propósito, significado, otimismo, competência e satisfação com a própria vida (Diener et al.) A teoria do bem-estar (florescimento) proposta por Seligman (2014) tem cinco elementos: emoção positiva, engajamento, sentido, relacionamentos positivos e realização, destes elementos, a emoção positiva e o engajamento, são os únicos que são subjetivos, ou seja, dependem apenas da percepção do respondente, os demais são analisados através da realidade apresentada por cada individuo.
Esta é uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, técnica de coleta de dados é do tipo Survey, Este estudo foi realizado na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com alunos participantes de cursos de graduação e pós-graduação de três Instituições de Ensino Superior da região. A amostra é composta de 47 alunos, a escolha dos respondentes para a amostragem foi não probabilística e por conveniência, uma vez que o questionário foi enviado por e-mail e redes sociais para os alunos, os que tinham disponibilidade acessaram o questionário eletrônico e responderam.
Portanto, a amostra é composta em sua grande maioria por pessoas do sexo feminino com idades entre 20 e 30 anos, solteiras, que exercem atividades remuneradas e são independentes financeiramente, a grande maioria dos respondentes participa de cursos de graduação em administração e/ou ciências contábeis, a maioria dos respondentes, 96% apresentou coeficientes altos de florescimento
Através da analise dos resultados obteve-se que dos 47 alunos de cursos de graduação e pós graduação envolvidos na pesquisa 96% apresentaram índice alto de florescimento no trabalho, 2% apresentaram um nível intermediário e os demais 2% apresentaram nível baixo de florescimento, em meio a esse contexto conclui-se que esses alunos estão com níveis bons de bem estar e que sentem-se bem nos seus ambientes de trabalho. a pesquisa identificou também, que dos 5 constructos que a teoria do florescimento de Seligman os alunos tem mais desenvolvido o segundo constructo que se refere ao engajamenTO.
SELIGMAN, M. E. P. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Tradução: Cristina Paixão Lopes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. SIQUEIRA, M. M. M. Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. Organizadora: Mirlene Maria Matias Siqueira. Porto Alegre: Artmed, 2014. LOPES, L. F. D. Métodos Quantitativos. 1 ed. Santa Maria, UFSM, 2016.