Resumo

Título do Artigo

UTILIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA À PLANILHA DE CUSTOS POR EMPRESAS DA REGIÃO DA AMUREL (SUL DE SANTA CATARINA)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Planilha de custos
Utilização e importância
Amurel

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Rodney Wernke
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
2 - Ivone Junges
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Tubarão

Reumo

Vários estudos enfatizaram uma lista de fatores que restringem o crescimento das empresas de pequeno porte e nesse rol de entraves se destacam também as dificuldades que os proprietários desses empreendimentos têm quanto à utilização de ferramentas gerenciais da área financeira, como a planilha de custos. Provavelmente essa realidade está presente também no cotidiano de muitas empresas sediadas no sul de Santa Catarina, como se pretende investigar.
Quais os níveis de utilização e importância atribuídos à planilha de custos e respectivas informações pelos gestores de empresas sediadas na microrregião da Amurel? Para dirimir a dúvida suscitada a pesquisa teve como objetivo identificar o nível de utilização desse tipo de instrumento gerencial, bem como o grau de importância respectivo imputado pelos gestores dos empreendimentos estabelecidos na região geográfica citada.
Quanto a pesquisas recentes com abordagens assemelhadas à empregada, neste estudo foram comentados os trabalhos de Braga, Braga e Souza (2010), Carvalho e Lima (2011), Campos e Gáudio (2014), Callado e Pinho (2014), Garcia, Kinzler e Rojo (2014), Silva Filho et al (2015), Jesus et al (2015) e Santos, Dorow e Beuren (2016). Mas, nenhuma destas abrangeu o número de pesquisados deste estudo ou conseguiu representatividade estatística como ocorreu neste.
Acerca do desenho metodológico, esta pode ser caracterizada como uma pesquisa de sondagem ou survey, com abordagem quantitativa. O procedimento de coleta de dados aconteceu por intermédio da aplicação de questionário específico nos meses de junho a novembro de 2015 e a amostra utilizada envolveu 207 empresas da microrregião da Amurel. Isso assegurou a representatividade estatística acerca dos resultados apurados, visto que o erro amostral é de 6,8% ao nível de confiabilidade de 95%.
Os resultados do estudo mostram que 26,09% das firmas respondentes não utilizam planilhas de custos, mas 93,24% dos participantes consideram-nas ser importante para melhorar o desempenho. Ainda, nos dois grupos de empresas analisados restou evidente que as indústrias imputaram maior relevância às informações que são provenientes da planilha de custos, se comparadas com as empresas atuantes com comércio/serviços.
A partir dos “achados” foi possível refutar duas hipóteses: (1) de que o nível de utilização das planilhas de custos é proporcional ao grau de importância atribuído pelos gestores e (2) de que existiriam semelhanças nos níveis de importância associados às informações oriundas da planilha de custos nos dois grupos de empresas. Assim, entende-se ter atingido o objetivo de identificar os níveis de importância e utilização da planilha de custos no contexto das companhias abrangidas.
LIU, J. Business failures and macroeconomic factors in the uk. Bulletin of Economic Research, n. 61, v. 1, 2009. MAHAMID, I. Factors affecting contractor’s business failure: contractors’ perspective. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 19 n. 3, p. 269-285, 2012. RUENGDET, K.; WONGSURAWAT, W. Characteristics of successful small and micro community enterprises in rural Thailand. Journal of Agricultural Education and Extension, v. 16, n. 4, p. 385-397, 2010.