Resumo

Título do Artigo

DISTRIBUIÇÃO DE VALOR INCREMENTAL PARA OS STAKEHOLDERS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Stakeholder
Valor
Desempenho

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Estratégia em Organizações

Autores

Nome
1 - Keysa Manuela Cunha de Mascena
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Adinistração e Contabilidade - FEA

Reumo

A criação e distribuição de valor para stakeholders é um tema recente abordado por autores proeminentes. No campo da teoria dos stakeholders, valor é considerado como aquilo que o stakeholder recebe da empresa que tem utilidade para ele e a distribuição de valor incremental para stakeholders é a diferença de valor alocado para o stakeholder de um período para o outro. O valor criado e distribuído entre stakeholders resulta no desempenho organizacional, considerado em uma perspectiva ampla.
Considerando que o valor criado e distribuído entre os stakeholders pode refletir o desempenho organizacional, a pergunta que norteia esta pesquisa é: Qual a relação entre os padrões de distribuição de valor incremental entre os stakeholders e o desempenho organizacional? O objetivo principal desta pesquisa é analisar a relação entre os padrões de distribuição de valor para os stakeholders e o desempenho organizacional.
A fundamentação teórica desta pesquisa está ancorada na teoria dos stakeholders. Dentro da teoria dos stakeholders, a discussão teórica tem como foco a criação e distribuição de valor para stakeholders e está fundamentada, principalmente, nos autores: Freeman (2010); Harrison e Wicks (2013); Garcia Castro e Aguilera (2015) e Tantalo e Priem (2016).
Esta pesquisa tem uma abordagem quantitativa. Para analisar a distribuição de valor incremental, é necessário mensurar a diferença de valor criado entre períodos. Em função disto, será analisada a distribuição de valor entre os anos de 2009 a 2014. Para mensurar a distribuição de valor incremental entre os stakeholders serão utilizados relatórios de desempenho socioambiental publicados nos padrões da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil.
Espera-se encontrar resultados que revelem padrões de distribuição de valor e sua associação com desempenho. Os padrões podem ser: Stakeholder Prioritário: a variação no valor distribuído para um stakeholder é positiva enquanto para outros pode ser negativa ou neutra; Distribuição Balanceada: não há um stakeholder priorizado, mas os ganhos e perdas são distribuídos entre todos; Rotação: um stakeholder é priorizado em um período, mas no período seguinte outro passa a ser priorizado.
Esta pesquisa buscará contribuir com o estudo da distribuição de valor para múltiplos stakeholders, estabelecendo formas de comparação ao longo do tempo e entre os stakeholders, por meio do estudo do valor incremental. Esta pesquisa também irá contribuir com a proposição de formas de mensuração do valor distribuído entre os stakeholders. A dificuldade de se mensurar o valor distribuído é apontada pelos estudos, que alegam que medidas contábeis tradicionais não são capazes de cobrir esta lacuna.
Freeman, R. E. (2010). Managing for Stakeholders: Trade-offs or Value Creation. Journal of Business Ethics, 96(S1): 7-9. Garcia‐Castro, R., & Aguilera, R. V. (2015). Incremental value creation and appropriation in a world with multiple stakeholders. Strategic Management Journal, 36(1), 137-147. Harrison, J. S., & Wicks, A. C. (2013). Stakeholder theory, value, and firm performance. Business Ethics Quarterly, 23(1), 97-124. Tantalo, C, & Priem, R. L. (2016). Value creation through stakeholder synergy. Strategic Management Journal, 37(2): 314-329.