Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS PARA OS GESTORES DE IES: quais as contempladas pelos cursos de pós-graduação lato sensu?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Competências
Educação Superior
Professor-gestor

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Nome
1 - Emiliane Torres da Silva
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Lapa
2 - Adriana Amadeu Garcia Torres
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - ECSA - Escola de Ciências Sociais e Aplicadas
3 - Alexandre Mendes Nicolini
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - programa de pós-graduação em administração

Reumo

Em suma, como destacam Barbosa et al (2013), para o alcance de desempenhos satisfatórios, a gestão universitária requer qualificação, preparação e a formação característica para a gestão especificamente das IES. Neste sentido, vale identificar competências gerenciais que possibilitem uma gestão eficaz e que garanta a superação dos desafios atuais e futuros que possam acometer tais instituições. (SANTANA; MAIA, 2014).
A pergunta que move este artigo é: as propostas de cursos de pós-graduação lato sensu para gestores de IES no Brasil contemplam as competências para este cargo? Assim, tem-se como objetivo verificar se as propostas de cursos de pós-graduação lato sensu para gestores de IES no Brasil contemplam as competências para este cargo.
tem-se pesquisas que corroboram com a prática, na medida em que identificam as competências primordiais para o ocupante dos cargos de gestor nas IES. Exemplos disso são os trabalhos de Silva et al (2001); Silva, Moraes e Martins (2004) e Andrade (2005), que, por intermédio de entrevistas junto aos professores universitários verificam quais as competências relacionadas ao cargo de gestão nas IES. Já Argenta (2012) envolve os coordenadores de curso, enquanto que Campos et al (2008) considera os pró-reitores e Pereira e Silva (2011) os cargos de gestores públicos.
Trata-se de uma pesquisa descritiva que contou com levantamento bibliográfico acerca do papel do professor-gestor nas IES brasileiras, especialmente aquelas que buscam identificar as competências requeridas para o gestor nas IES. Das 23 IES que permitiram o acesso à matriz curricular dos seus cursos, sete disponibilizaram as ementas estabelecidas para cada disciplina no documento de credenciamento do curso ao MEC ou no site da própria Instituição, o que possibilitou o alcance do objetivo deste estudo.
A análise dos dados ocorreu por meio do cruzamento entre as competências para os professores-gestores presentes na literatura – Gestão de pessoas, Habilidades de planejamento, Conhecimentos legislativos, Conhecimentos gerenciais, Administração de recursos, Visão Integrada da IES – e as ementas de cada uma das disciplinas da matriz curricular dos cursos ofertados pelas IES selecionadas. Desta forma, buscou-se verificar quais aspectos das disciplinas e suas ementas correspondem às características de cada uma dessas competências.
Foi possível identificar que os cursos de especialização proporcionados pelas IES selecionadas contemplam as competências a serem desenvolvidas para o professor-gestor. Todos os cursos estudados promovem disciplinas concernentes às atividades administrativas no processo de gerenciar e liderar pessoas, planejar, administrar os recursos. Ampliando a visão dos gestores, de modo que trabalham não apenas a IES em seu ambiente interno, mas também no ambiente externo apresentando disciplinas relacionadas ao Marketing e questões que cercam relacionamentos com os envolvidos.
ANDRADE, Murilo M. de; Competências Requeridas pelos gestores de Instituições de Ensino Superior Privadas: Um estudo em Curitiba e Região Metropolitana. 2005. p. 130. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba. BRITO, L. M. P. Gestão de competências, gestão do conhecimento e organizações de aprendizagem: instrumentos de apropriação pelo capital do saber do trabalhador. Fortaleza: Imprensa Universitária,. p.239. 2005.