Resumo

Título do Artigo

A ARTE DE EMPREENDER DO MEIO ARTÍSTICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Orientação Empreendedora
Liderança
Fatores Críticos de Sucesso

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - EDUARDO DANTAS SOARES
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA Barra Funda
2 - Marcos Rogério Mazieri
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

Este trabalho oferece algumas proposições sobre como a orientação empreendedora é capaz de influenciar os fatores críticos de sucesso de organizações que atuam em comunidades carentes brasileiras. Para isso observou-se uma agência musical que se adaptou a uma nova realidade em sua área de atuação. Confrontou-se as teorias sobre orientação empreendedora e os fatores críticos de sucesso para explicar os resultados positivos obtidos pela empresa.
A nossa proposta de estudo foi verificar como a orientação empreendedora de uma agência musical pode funcionar como fator crítico de sucesso dentro de um ambiente de profunda mutação em seu modelo de negócio. Para direcionar esse trabalho, desenvolvemos a seguinte pergunta de pesquisa: Como os fatores críticos de sucesso se relacionam com a orientação empreendedora de uma agência artística? Dessa forma, procuramos humildemente agregar um pouco de conhecimento acadêmico a teoria de orientação empreendedora em ambientes pobres e recheados de incertezas.
O referencial teórico abordará a orientação empreendedora e os fatores críticos de sucesso, por serem teorias que se fazem pertinentes a proposição estudada pelo artigo, buscando uma sustentação empírica para seu embasamento teórico. Será apresentado as principais premissas referentes aos dois temas. Essas premissas serviram como base para formular as perguntas feitas a equipe que trabalha na agência estudada e modelar o formato de condução teórica da pesquisa.
Para obter esse resultado, fizemos um estudo de caso em uma agência especializada em gerenciar carreiras de músicos de sua comunidade. Realizamos entrevistas e triangulações de dados com vários membros dessa agência, incluindo um de seus artistas e um fornecedor que presta serviços para a agência.
Como resultados principais, emergiram proposições como o estilo do líder influenciando o comportamento de sua equipe, a existência de um ambiente organizacional inovador influenciando nos resultados da empresa e a orientação empreendedora sendo mensurada como um fator crítico de sucesso no mercado atual de agenciamento. Como resultados principais, observamos que as características empreendedoras da proprietária se refletiram em sua equipe, se estendendo até aos artistas agenciados. A agência adquiriu um comportamento empreendedor e isso é mencionado como seu maior fator de sucesso.
A liderança parece possuir uma relação com a orientação empreendedora obtida pela empresa que se comporta de acordo com esse preceito teórico. Propomos uma agenda de estudos que podem relacionar de forma mais direta a liderança, a orientação empreendedora e os fatores críticos de sucesso percebidos por uma organização.
Covin, J. G., & Lumpkin, G. t. (2011). Entrepreneurial Orientation Theory and Research: Reflections on a Needed Construct. Entrepreneurship Theory and Practice, 35(5), 855–872. Escobar, M. A. R., Lizote, S. A., & Verdinelli, M. A. (2012). Relação entre Orientação Empreendedora, Capacidade de Inovação e Munificiência Ambiental em Agências de Viagens. Turismo - Visão e Ação, 14(2), 269–286. Filion, L. J. (1999). Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 34(2).