Resumo

Título do Artigo

INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME’S BRASILEIRAS A PARTIR DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS
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Palavras Chave

Países emergentes
Pequenas e Médias Empresas
Exportação

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Estratégia em Organizações

Autores

Nome
1 - Natália Carrão Winckler
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSul) - Departamento de Ensino - Área de Gestão e Negócios

Reumo

A literatura sobre internacionalização debruça-se em bases teóricas construídas, primordialmente, sobre cenários econômicos desenvolvidos. Das correntes teóricas predominantes, a Visão Baseada em Recursos (VBR) possibilita analisar processos de internacionalização a partir dos recursos. Quanto aos recursos para internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de países emergentes, o interesse é crescente e a literatura é insipiente. Esta pesquisa visa analisar a mobilização de recursos por PMEs brasileiras em processos de internacionalização, sob a perspectiva da VBR.
Referenciais teóricos predominantes de internacionalização exploram parcamente empresas de menor porte e se necessita de teorias para estudar a internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de países emergentes. Não há uma classificação dos recursos dessas empresas nesse processo. Este estudo contribui ao propor uma classificação dos recursos, com base em recursos específicos da firma e específicos do país emergente.
Argumenta-se que Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras utilizam recursos específicos de países emergentes para se internacionalizar. Ao identifica-los, propõe-se avançar sobre as categorias tradicionais de recursos da firma de Grant (1991) e Fahy (2002). Usa-se como premissas a estratégia atrelada a recursos (GRANT, 1991), a trajetória única da firma (BARNEY, 1991) e especificidades do país (FAHY, 2002) que podem ser apropriadas pela firma na mobilização dos recursos para internacionalização, resultando em uma nova categoria de recursos específicos de firmas de países emergentes.
São dois estudos: o primeiro é uma pesquisa qualitativa e exploratória para identificar recursos para internacionalização. Utiliza revisão sistemática de literatura para identificar recursos, valida-se com especialistas, entrevista-e representantes de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) sobre a realidade brasileira e, após análise de conteúdo, elaboram-se hipóteses de pesquisa. Essas hipóteses serão testadas em segundo estudo, que é quantitativo e descritivo, com Survey aplicada a PMEs brasileiras, visando categorizar os recursos mobilizados na internacionalização, com apoio de software SPSS.
Espera-se identificar e classificar os recursos de PMEs, na literatura e empiricamente, e avançar sobre a classificação de recursos para internacionalização mobilizados pelas firmas de países emergentes. Se poderão acrescentar, ou uma nova categoria de recursos, os quais sejam específicos de PMEs de países emergentes, ou uma adequada classificação, dentre as categorias já existentes, aos recursos identificados nos processos de internacionalização dessas firmas.
Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de países emergentes são peculiares quanto à internacionalização, devido aos seus recursos e contexto econômico. Estudá-las usando-se teorias já validadas na área de estratégia, como a Visão Baseada em Recursos (VBR) possibilita criar um quadro de referência mais apropriado. Identificando-se os recursos, se poderão amenizar riscos e desenvolver políticas e programas governamentais mais ajustados à internacionalização. Ainda, se avançará em taxonomias de recursos, pois firmas de países emergentes exigem estratégias que considerem essas peculiaridades.
BARNEY, J. B. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, , 1991. FAHY, J. A resource-based analysis of sustainable competitive advantage in a global environment. International Business Review, v. 11, n. 1, 2002. GAUR, A. S.; KUMAR, V.; SINGH, D. Institutions, resources, and internationalization of emerging economy firms. Journal of World Business, v. 49, n. 1, 2014. GRANT, R. M. The Resource-Based Theory of Competitive Advantage: Implications for Strategy Formulation. Knowledge and Strategy, v. 3, n. 33, 1991.