Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL, CERTIFICAÇÕES E CADEIA TÊXTIL: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Micro e pequenas empresas
Responsabilidade Social
Certificações

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Barla Leosi Testoni Pioli
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Escola Superior de Administração e Gerência
2 - Fabiano Maury Raupp
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA (ESAG)

Reumo

Na intenção de criar um capital reputacional, atender aos diferentes stakeholders da organização as empresas seguem as diretrizes propostas pelas certificações. Apesar da importância econômica das micro e pequenas empresas, são poucas as pesquisas relacionando estas com seus possíveis impactos socioambientais. O setor têxtil em Santa Catarina é o segundo maior em termos de empregabilidade do país e a cidade de Brusque concentra mais de 26% do total de empresas têxteis-vestuaristas da região em que está localizada, sendo que 98% destas são classificadas como micro e pequenas empresas.
A problemática da pesquisa foi assim definida: "Qual a percepção dos gestores de micro e pequenas empresas têxteis da cidade de Brusque, Santa Catarina, em relação às ações de Responsabilidade Social, com destaque para a certificação de fornecedores ABVTEX?" Para tanto, o artigo tem por objetivo apresentar os resultados do estudo que buscou identificar a percepção dos gestores de micro e pequenas empresas têxteis da cidade de Brusque, Santa Catarina, em relação às ações de Responsabilidade Social, com destaque para a certificação de fornecedores ABVTEX.
Acompanha-se a evolução da Responsabilidade Social culminando com a temática da obtenção das certificações para a cadeia têxtil.Na busca pelo credenciamento as empresas aderem às certificações de gestão social e ambiental. Estando as decisões empresariais sujeitas às pressões sociais, governamentais e comerciais, é significativa a preocupação com a questão ambiental na atividade têxtil. Esta é decorrente da falta de programas ambientais eficientes e de tecnologia adequada para o setor.
O estudo teve como foco as micro e pequenas empresas da cadeia têxtil da cidade de Brusque/SC. O percurso metodológico delineado considerou uma abordagem quantitativa de caráter descritivo. O método escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi o survey inter-seccional com amostras paralelas e a pesquisa ocorreu entre os meses de abril a agosto de 2015 contando com a participação de 130 gestores. A escolha da amostra ocorreu por acessibilidade.
Embora a maioria das empresas pesquisadas se encaixe como microempresa e possua estrutura enxuta, com poucos colaboradores e os gestores participando também das atividades produtivas, estes últimos consideram relevante a temática da Responsabilidade Social e a obtenção da certificação de fornecedores ABVTEX é recorrente dentre as empresas têxteis de Brusque/SC. Das empresas pesquisadas 12 empresas possuem a certificação ABVTEX por menos de 1 ano, 33 empresas possuem esta certificação por mais de 2 anos e 2 empresas possuem a certificação de fornecedores ABVTEX por mais de 5 anos.
O cenário apresentado indica que a adoção das certificações para a cadeia têxtil nas micro e pequenas empresas da cidade de Brusque está acontecendo gradativamente e que, embora os gestores não se sintam seguros em definir o conceito de Responsabilidade Social, compreendem a importância do tema, buscam realizar ações que possam minimizar os impactos socioambientais de seus empreendimentos e vêem na certificação de fornecedores ABVTEX uma maneira de terem suas ações divulgadas e reconhecidas, além de garantirem a comercialização de seus produtos.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO VAREJO TÊXTIL (ABVTEX). Regulamento Geral da Certificação de Fornecedores ABVTEX. v.22, 2013. GRIESSE, Margareth A. The geographic, politicalandeconomiccontext for corporate social responsibility in brazil. Journalof Business Ethics, v.73, p. 21-37, 2007. MORO, Rita de C. L.; MENDES, Francisca D.; NETO, João A. Sustainabledevelopment in theretailsupplychainbrazilianfashion: case study. In: ProductionandOperations Management Society (POMS). AbualConference, Washington, D.C., v.26, p. 223-233, 2015.